Na minha sala, há um colega que diz que quando se joga dominó com duas pessoas, deve-se comprar pedras até encontrá-las na hora que tomares um "passe". Mas eu disse a ele que quando fosse "bucha morta", no meio das pedras para compra, não era necessário comprá-la, já que ela está fora do jogo. Mas ele afirmou que a pessoa seria OBRIGADA a ficar com a pedra e assim, sem lugar para encaixá-la, perder o jogo. Queria saber a opinião de vocês. Obrigado!
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pode-se jogar das duas formas
depende do combinado antes do início da partida
ou o que se é acostumado a jogar
se há divergências, é preciso antes de jogar, combinar quais serão as regras do jogo
e depois de estabelecidas, cumpri-las
já joguei dos dois jeitos, e outros
contagem de ponto tem carroça?
Mendes, são28 pedras sendo 7 pedras por nº. 0 = branca; 1= pio, pito; 2= duque; 3= terno; 4= quadra; 5= quina; 6= sena. As duplas - 6e6 5e5 4e4 etc = carretões, carroça, sena, carroça, barata, carreta, gabão, carrilhão, carretão, bucha, dozão, carrão, bomba, dôbre, dublê. Em especial a peça 6e6 = carroção.
Joga-se a partir de 2 pessoas - 7 peças cd um com compra; 3 pes. - 7 cd com compra ou 9 pessoas sem compra e 1 peça de sobra; 4 pessoas individuais ou duplas 2x2 - 7 p/ cd; Peças restantes p/ compra - no caso o jogador ñ tenha peça na sua mão para jogar, deve comprar até q encontre a peça q possa usar, ñ se pode em nenhuma hipótese comprar peças a +, ou seja,comprar sem necessidade, apenas p/prejudicar os demais, isso é fraude e a partida é recomeçada, ao jogador q realizar esse "roubo" lhe será retirado 2 ptos. As peças compradas NÂO poderão ser devolvidas. SE COMPRAR UM DOBRE Q JÁ TEM SUAS 6 PEÇAS DISPOSTAS NO JOGO, o q inviabilizará suas chance de ser jogada, DEVERÁ FICAR NA MÃO DO COMPRADOR até o fim do jogo.
O 1º a jogar é aquele q tem a pedra 6x6, se ninguém tiver será o gabão de 5, 4, 3 até alguém ter, se ñ houver, a maior soma dos nº na pedra, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador. O próximo jogador coloca 1 peça q tenha o mesmo nº da pedra q está na ponta. Se ñ tiver e houver pedras a comprar, compra uma, se servir joga, senão, compra até encontrar 1 q sirva nas 'pontas', se acabarem as peça, passa a vez. Ganha a mão quem conseguir acabar 1º c/ as pedras. O objetivo é baixar todas as peças 1º, ou fechar o jogo (menos habitual). Jogar para o "fecha" ñ é modalidade comum nas mais nobres mesas de jogos, sendo permitido somente o "fecha" natural. Jogar no "fecha" forçado tbém é parte da estratégia, afinal vc ñ vai abrir o jogo para outro "bater". Aquele q fechar o jogo forçadamente terá q ter menos ptos q seus adversários obrigatoria/te, se empatar em ptos, tb perde a partida. O jogo fica fechado qdo ñ é + possível baixar peças, geral/te qdo as 2 pontas do jogo têm o mesmo nº e ñ existem + peças com este na mão dos jogadores. Qdo o jogo fica fechado natural/te, quem tiver menos ptos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por ptos.
PONTUAÇÃO: - Quem baixar tdas as peças ganha os ptos da soma de todas as peças q sobrarem na mão do adversário (partida de cem pontos); ou ganha a mão (partidas de 6 ptos).
- Geral/te uma disputa de dominó é feita em várias partidas consecutivas, onde o jogador ou a dupla q acumular 06 pontos primeiro é a vencedora.
- uma batida normal (em uma única "cabeça" ou ponta) vale 01 ponto, mesma pontuação quando o jogo trancar e acontecer a contagem; - batida de "carroça" vale 02 pontos; - o famoso "lá e ló" que significar bater com uma pedra simples nas duas pontas vale 03 pontos; - já o "lá e ló" de carroças(se serviu nas duas e é um "gabão"), também chamada de "quadrada" ou "cruzada" vale 06 pontos; - Caso algum jogador inicie o jogo com 4 carroças, as pedras são repostas na mesa, dando início a uma nova partida que valerá o dobro de pontos. caso saia com 05 carroças ganhará 01 ponto (a partida seguirá normal), caso saia com 06 ganhará a partida de imediato (fato este muito raro).
Qdo há empate de ptos perdidos na mão, perde quem tiver o maior nº de ptos na mão com a soma das pedras restante em seu poder, nesse caso o double de "zero" valerá 15 pontos, se persistir o empate, quem perde é o que jogou por último.
Qdo 1 jogador faz jogadas inócuas, impensadas ou tolas, causando claro prejuízo ao parceiro é denominado "Principe", forma amiga de cognominá-lo de 'Principiante', podendo este chegar ao título de "Rei" se permanecer jogando da forma não esperada, forma amiga de 'retardado'.
Contar o jogo para aumentar suas chances de vitória. Como contar o jogo? R: Para contar e simples , vc olha suas pedras e olha as pedras no jogo, sabendo q cada pedra vai de 0 a 6 fica bem mais fácil vc passar seu adversário. Se vc tem 4 quinas e tem mais 2 quinas no jogo isso quer dizer q tem só + uma quina, q pode esta com seu adversario ou no monte, ou seja, nesse caso e melhor fazer 2 quinas p/ seu adversário comprar ou jogar a ultima quina. Se sair com 3 pecas iguais(tipo 3 terno, 3 quina, etc) e + a bucha, evite jogar a bucha logo de começo, use-a p/ segurar sua ponta (ponta é qdo só vc tem em 1 dos 2 lados, ou seja já foram as pedras no jogo e o resto na contagem esta com vc)
Seja matador(a) ( no bom sentido e claro ), tente sempre matar o dobre de seu oponente . Se vc tem muita bucha dê preferência a elas, jogue-as qdo der.. Pq senão... o risco e grande de perder o jogo.
Ao encerrar a partida, devolve-se as pedras, q são embaralhadas e distribuídas. Há muitas variáveis das regras do Jogo de Dominó, então, é importante qdo sentar p/ jogar, estabelecer com seus adversários o q estará valendo, p/ q ñ haja divergências depois, durante as jogadas.
Vlw! Bons jogos!
tanto faz já vi das duas formas
é vcs que devem entrar em comun acordo e decidirem
BOM DIVERTIMENTO!!!!!!!!!!
ambas estao corretas º-º
Já vi estas duas formas de se jogar.
ELE TA CERTO , BUCHA MORTA perdeu