O MAIOR TEÓLOGO da História, Santo Tomás de Aquino, explicou o que é o DOM DE LÍNGUAS.
Essa explicação não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com as inverdades que dizem os PENTECOSTAIS PROTESTANTES e a RENOVAÇÃO CARISMÁTICA.
Santos Tomás de Aquino é fruto da PROVIDÊNCIA DIVINA. Quem quiser deixar o ORGULHO de lado e aprender ALGO VERDADEIRAMENTE ÚTIL, por favor, leia o texto abaixo.
Veja bem, não há dúvida que esse é um tema de muito difícil interpretação, e por esse motivo, para responder sua questão, vou recorrer ao maior doutor da Igreja de todos os tempos, o Doutor Angélico, assim chamado pela sua angelical inteligência, Santo Tomás de Aquino. Penso que, se você duvida da autoridade da Montfort – e de fato não temos autoridade nenhuma – jamais duvidará da autoridade de Santo Tomás. A opinião que vou escrever aqui não é minha nem da Montfort, mas é o que ensinou Santo Tomás no seu comentário a Carta de São Paulo aos Coríntios.
Todos os dons que Deus concede aos homens têm uma finalidade. Com efeito, seria uma blasfêmia contra a sabedoria divina supor que Deus concederia um dom qualquer sem uma finalidade que trouxesse algum proveito para almas e a maior glória de Deus. Por isso, ao comentar o Capítulo XIV da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, escreve o santo doutor:
“Quanto ao dom de línguas, devemos saber que como na Igreja primitiva eram poucos os consagrados para pregar ao mundo a Fé em Cristo, a fim de que mais facilmente e a muitos se anunciasse a palavra de Deus, o Senhor lhes deu o dom de línguas” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178. Tradução e grifos nossos)
Vê-se, portanto, que o dom de línguas foi dado aos primeiros cristãos para que anunciassem a religião verdadeira com mais facilidade.
Os Coríntios, por sua vez, desvirtuaram o verdadeiro sentido do dom de línguas:
“Porém, os coríntios, que eram de indiscreta curiosidade, prefeririam esse dom ao dom de profecia. E aqui, por ‘falar em línguas’ o Apóstolo entende que em língua desconhecida e não explicada: como se alguém falasse em língua teutônica a um galês, sem explicá-la; esse tal fala em línguas. E também é falar em línguas o falar de visões tão somente, sem explicá-las, de modo que toda locução não entendia, não explicada, qualquer quer seja, é propriamente falar em língua” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178-179. tradução e grifos nossos).
Temos aqui uma consideração importante. Para São Tomás, o “falar em línguas” pode ser entendido de duas formas:
a) falar em uma língua desconhecida, mas existente, como no caso de Pentecostes, no qual pessoas de várias línguas compreendiam o que os apóstolos pregavam.
b) a pregação ou oração sobre visões ou símbolos.
E o doutor angélico confirma isso mais adiante:
“ ‘suponhamos que eu vá até vós falando em línguas’ (I Co 14, 6). O qual pode entender-se de duas maneiras, isto é, ou em línguas desconhecidas, ou a letra com qualquer símbolos desconhecidos” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 183. Tradução nossa. Primeiro grifo do original, segundo nosso)
Haja vista que a primeira forma de falar em línguas é suficientemente clara – ou seja, que é um milagre pelo qual uma pessoa, que tem por ofício pregar às almas, fala numa língua existente sem nunca a ter estudado – consideremos a segunda forma de manifestação desse dom, segundo São Tomás.
Neste caso, falar em línguas é uma simples predicação numa linguagem pouco clara, como, por exemplo, falar sobre símbolos, visões, em parábolas, etc:
“(...) se se fala em línguas, ou seja, sobre visões, sonhos (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 208. Tradução e grifos nossos).
E ainda:
[lhes falarei] “ ‘Em línguas estranhas’, isto é, lhes falarei obscura e em forma de parábolas” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200. Tradução e grifos nossos).
“(...) em línguas, isto é, por figuras e com lábios (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200. Tradução e grifos nossos).
obs: No dia de Pentecoste as línguas faladas eram línguas das nações da terra Atos 2:8 Como pois, os ouvimos cada um na nossa própria língua em que somos nascidos?
Essas chamadas línguas jamais podemos chamar de línguas é como se tivessem falando ao ar I Corintios 14:9 .
essas chamadas "línguas" não tem nada a ver com o dom de línguas ,isto prova que este dom já cessou quando veio o que é perfeito ou seja o total relevelado ,hoje as Escrituras já está completa não tendo mais utilidade de uso de línguas dentro da igreja o apostolo Paulo ´preferia falar dentro da igreja somente a sua língua para que todos entendessem e edificados I Corintios 14:19
Realmente concordo com voce que significado tem estas "línguas"?
Laba, salai, salamatis, salaías, glurias,
Labá veja o seu significado (iorubá) sacola que contém preceitos(costumes) de xangô. palavras usada na umbanda.
salamatis uma palavra indonésia.
salaías :sessões palavra usada no Espiritismos.
suri: nome de uma cidade na india
gluria:palavra em inglês significa glória.
obs: Que Deus tenha misericórdia daqueles que são enganados pelo diabo ,pensando que falam línguas ,vivem que nem meninos sem entendimentos, muitas destas palavras usadas nos meios pentecostais são na sua maioria línguas usadas na umbanda, eles misturam estes dialetos pensando que estão glorificando a Deus ,e no fundo as vezes estão falando palavras de baixos calãos
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Rebanaia xuria lamalaia.rmachuria xuri rama...(mantra pentecostal)kkkkkk
Que bonito.
são linguagem dos anjos.
O MAIOR TEÓLOGO da História, Santo Tomás de Aquino, explicou o que é o DOM DE LÍNGUAS.
Essa explicação não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com as inverdades que dizem os PENTECOSTAIS PROTESTANTES e a RENOVAÇÃO CARISMÁTICA.
Santos Tomás de Aquino é fruto da PROVIDÊNCIA DIVINA. Quem quiser deixar o ORGULHO de lado e aprender ALGO VERDADEIRAMENTE ÚTIL, por favor, leia o texto abaixo.
O DOM DE LÍNGUAS
<http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&num=100&q...
TEMA: DOM DE LÍNGUAS
Veja bem, não há dúvida que esse é um tema de muito difícil interpretação, e por esse motivo, para responder sua questão, vou recorrer ao maior doutor da Igreja de todos os tempos, o Doutor Angélico, assim chamado pela sua angelical inteligência, Santo Tomás de Aquino. Penso que, se você duvida da autoridade da Montfort – e de fato não temos autoridade nenhuma – jamais duvidará da autoridade de Santo Tomás. A opinião que vou escrever aqui não é minha nem da Montfort, mas é o que ensinou Santo Tomás no seu comentário a Carta de São Paulo aos Coríntios.
Todos os dons que Deus concede aos homens têm uma finalidade. Com efeito, seria uma blasfêmia contra a sabedoria divina supor que Deus concederia um dom qualquer sem uma finalidade que trouxesse algum proveito para almas e a maior glória de Deus. Por isso, ao comentar o Capítulo XIV da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, escreve o santo doutor:
“Quanto ao dom de línguas, devemos saber que como na Igreja primitiva eram poucos os consagrados para pregar ao mundo a Fé em Cristo, a fim de que mais facilmente e a muitos se anunciasse a palavra de Deus, o Senhor lhes deu o dom de línguas” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178. Tradução e grifos nossos)
Vê-se, portanto, que o dom de línguas foi dado aos primeiros cristãos para que anunciassem a religião verdadeira com mais facilidade.
Os Coríntios, por sua vez, desvirtuaram o verdadeiro sentido do dom de línguas:
“Porém, os coríntios, que eram de indiscreta curiosidade, prefeririam esse dom ao dom de profecia. E aqui, por ‘falar em línguas’ o Apóstolo entende que em língua desconhecida e não explicada: como se alguém falasse em língua teutônica a um galês, sem explicá-la; esse tal fala em línguas. E também é falar em línguas o falar de visões tão somente, sem explicá-las, de modo que toda locução não entendia, não explicada, qualquer quer seja, é propriamente falar em língua” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178-179. tradução e grifos nossos).
Temos aqui uma consideração importante. Para São Tomás, o “falar em línguas” pode ser entendido de duas formas:
a) falar em uma língua desconhecida, mas existente, como no caso de Pentecostes, no qual pessoas de várias línguas compreendiam o que os apóstolos pregavam.
b) a pregação ou oração sobre visões ou símbolos.
E o doutor angélico confirma isso mais adiante:
“ ‘suponhamos que eu vá até vós falando em línguas’ (I Co 14, 6). O qual pode entender-se de duas maneiras, isto é, ou em línguas desconhecidas, ou a letra com qualquer símbolos desconhecidos” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 183. Tradução nossa. Primeiro grifo do original, segundo nosso)
Haja vista que a primeira forma de falar em línguas é suficientemente clara – ou seja, que é um milagre pelo qual uma pessoa, que tem por ofício pregar às almas, fala numa língua existente sem nunca a ter estudado – consideremos a segunda forma de manifestação desse dom, segundo São Tomás.
Neste caso, falar em línguas é uma simples predicação numa linguagem pouco clara, como, por exemplo, falar sobre símbolos, visões, em parábolas, etc:
“(...) se se fala em línguas, ou seja, sobre visões, sonhos (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 208. Tradução e grifos nossos).
E ainda:
[lhes falarei] “ ‘Em línguas estranhas’, isto é, lhes falarei obscura e em forma de parábolas” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200. Tradução e grifos nossos).
“(...) em línguas, isto é, por figuras e com lábios (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200. Tradução e grifos nossos).
TEXTO COMPLETO NO LINK ABAIXO:
Que coisa edificante. É tão compreensível assim, escrito, quanto falado.
Felicidades!
Continue blasfemando, depois não diga que ninguém te avisou.
Sabe fui assim também um dia, hoje sou evangélico.
"quem desdenha quer comprar"
Ô terra!
olá tudo bem
obs: No dia de Pentecoste as línguas faladas eram línguas das nações da terra Atos 2:8 Como pois, os ouvimos cada um na nossa própria língua em que somos nascidos?
Essas chamadas línguas jamais podemos chamar de línguas é como se tivessem falando ao ar I Corintios 14:9 .
essas chamadas "línguas" não tem nada a ver com o dom de línguas ,isto prova que este dom já cessou quando veio o que é perfeito ou seja o total relevelado ,hoje as Escrituras já está completa não tendo mais utilidade de uso de línguas dentro da igreja o apostolo Paulo ´preferia falar dentro da igreja somente a sua língua para que todos entendessem e edificados I Corintios 14:19
Realmente concordo com voce que significado tem estas "línguas"?
Laba, salai, salamatis, salaías, glurias,
Labá veja o seu significado (iorubá) sacola que contém preceitos(costumes) de xangô. palavras usada na umbanda.
salamatis uma palavra indonésia.
salaías :sessões palavra usada no Espiritismos.
suri: nome de uma cidade na india
gluria:palavra em inglês significa glória.
obs: Que Deus tenha misericórdia daqueles que são enganados pelo diabo ,pensando que falam línguas ,vivem que nem meninos sem entendimentos, muitas destas palavras usadas nos meios pentecostais são na sua maioria línguas usadas na umbanda, eles misturam estes dialetos pensando que estão glorificando a Deus ,e no fundo as vezes estão falando palavras de baixos calãos
um abraço: o biblico
Canta laba suria:
-Suri minanda, laba laba las?
Raba canta come anda!
Xuriminanda, canta labás, ôôô, labalabalaba!!!
...
Recebe agora, recebe agora, receeeeeeeebe o que tenho eu paladerramassuriacantalamariolada petecá .....
Tander, tander, tander cats, hoooooooooooooow ....
RAPAZ, NAO BRINCA COM COISA SÉRIA!!!
QUEM AVISA AMIIGO É...