Al reza: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.” (So também inclui esta passagem trinitária.) Entretanto, NM não inclui as palavras “no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra.” (PIB, BV, CBC, LR também excluem a passagem trinitária.)
A respeito desta passagem trinitária, o crítico textual F. H. A. Scrivener escreveu: “Não precisamos hesitar em declarar a nossa convicção de que as palavras controvertidas não foram escritas por São João: que foram originalmente transpostas da margem para as cópias latinas na África, onde haviam sido colocadas como nota explicativa pia e ortodoxa referente ao versículo 8 : que, do latim, penetraram em dois ou três códices gregos posteriores, e daí no texto impresso em grego, lugar a que não tinham nenhum direito.” — A Plain Introduction to the Criticism of the New Testament (Cambridge, 1883, terceira ed.), p. 654.
Uma nota ao pé da página da BJ diz que “o texto dos vv. 7-8 [a passagem trinitária] está acrescido na Vulg. de um inciso . . . ausente nos antigos mss. gregos, nas antigas versões e nos melhores mss. da Vulg., e que parece ser uma glosa marginal introduzida posteriormente no texto.” — Edições Paulinas de 1981, S. Paulo, Brasil, p. 1597.
A obra A Bíblia Explicada diz: “Nos versículos 7, 8 devemos omitir as seguintes palavras: “No céu, o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra”, por não se encontrarem nos melhores manuscritos.” — S. E. McNair (Casa Publ. Assembl. Deus, Rio de Janeiro, Brasil, 1985), p. 489.
João 1:1, 2:
ALA reza: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” (Al, So, BJ, IBB usam fraseologia similar.) Entretanto, NM reza: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era um deus. Este estava no princípio com o Deus.”
Que tradução de João 1:1, 2 está de acordo com o contexto? João 1:18 (ALA) diz: “Ninguém jamais viu a Deus.” O versículo 14 diz claramente que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós . . . vimos a sua glória”. Também, os versículos 1, 2 dizem que no princípio ele estava “com Deus”. Pode alguém estar com uma pessoa e ao mesmo tempo ser essa pessoa? Em João 17:3, Jesus dirige-se ao Pai, dizendo que este é o “único Deus verdadeiro”; portanto, Jesus, como “um deus”, meramente reflete as qualidades divinas de seu Pai. — Heb. 1:3.
Está de acordo com as regras da gramática grega a tradução “um deus”? Alguns livros de referência argumentam fortemente que o texto grego deve ser traduzido: “O Verbo era Deus.” Mas nem todos concordam com isso. Philip B. Harner, no seu artigo “Substantivos Predicativos Anartros Qualificativos: Marcos 15:39 e João 1:1”, disse que cláusulas tais como a de João 1:1, “com um predicativo anartro precedendo ao verbo, têm primariamente sentido qualificativo. Indicam que o logos tem a natureza de theos.” Ele sugere: “A cláusula poderia talvez ser traduzida: ‘o Verbo tinha a mesma natureza de Deus.’” (Journal of Biblical Literature, 1973, pp. 85, 87) Assim, neste texto, o fato de a palavra the·ós, na sua segunda ocorrência, estar sem o artigo definido (ho) e de estar colocado antes do verbo, na sentença, é de importância no grego. É interessante notar que os tradutores que insistem em verter João 1:1: “O Verbo era Deus”, não hesitam em usar o artigo indefinido (um, uma) na sua tradução de outras passagens onde ocorre um substantivo predicativo anartro singular antes do verbo. Assim, em João 6:70, tanto a BJ como o NTI se referem a Judas Iscariotes como “um demônio”, e em João 9:17 descrevem Jesus como “um profeta”.
O jesuíta John L. McKenzie diz no seu Dictionary of the Bible: “João 1:1 deve ser rigorosamente traduzido ‘o verbo estava com o Deus [= o Pai], e o verbo era um ser divino’.” — (Os colchetes são dele. Publicado com o nihil obstat e o imprimatur.) (Nova Iorque, 1965), p. 317.
Em harmonia com o acima, AT reza: “o Verbo era divino”; Mo: “o Logos era divino”; NTIV: “o verbo era um deus”. Ludwig Thimme, na sua tradução alemã, o expressa do seguinte modo: “E Deus de alguma sorte era a Palavra.” Referir-se ao Verbo, ou Palavra, (que se tornou Jesus Cristo) como “um deus” é coerente com o uso desse termo no resto das Escrituras. Por exemplo, no Salmo 82:1-6, os juízes humanos em Israel foram referidos como “deuses” (em hebraico, ’elohím; em grego, the·oí, em João 10:34) porque eram representantes de Jeová e tinham de falar da Sua lei.
João 10:30
Este texto, é muitas vezes citado para apoiar a Trindade, embora não se mencione ali uma terceira pessoa. Mas o próprio Jesus mostrou o que quis dizer por ser “um” com o Pai. Em João 17:21, 22, ele orou a Deus em favor de seus discípulos, dizendo: “Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, . . . a fim de que sejam um, assim como nós somos um.” Estava Jesus orando para que todos os seus discípulos se tornassem uma única pessoa? Não, Jesus obviamente orava para que fossem unidos em pensamento e em propósito, como ele e Deus eram. — Veja também 1 Coríntios 1:10.
Em 1 Coríntios 3:6, 8, Paulo diz: “Eu plantei, Apolo regou . . . Quem planta e quem rega é um só.” Paulo não queria dizer que ele e Apolo eram duas pessoas em uma; ele quis dizer que eles estavam unidos em propósito. A palavra grega que Paulo usou ali para “um” (hen) é neutra, literalmente “uma só (coisa)”, indicando unicidade de cooperação. É a mesma palavra que Jesus usou em João 10:30 para descrever a sua relação com o seu Pai. É também a mesma palavra usada por Jesus em João 17:21, 22. Assim, quando ele usou a palavra “um” (hen) nestes casos, ele falava a respeito de união de pensamento e de propósito.
A respeito de João 10:30, João Calvino (que era trinitarista) disse no livro Commentary on the Gospel According to John (Comentário do Evangelho Segundo João): “Os antigos usaram mal essa passagem para provar que Cristo é . . . da mesma essência que o Pai. Pois Cristo não argumenta a respeito da unidade em substância, mas sim a respeito do estado de concordância dele com o Pai.”
No próprio contexto dos versículos depois de João 10:30, Jesus enfaticamente argumentou que as suas palavras não eram uma afirmação de que ele era Deus. Ele perguntou aos judeus que erroneamente tiraram essa conclusão e queriam apedrejá-lo: “Como dizeis de quem o Pai santificou e enviou ao mundo: ‘Blasfemas!’ porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?” (João 10:31-36, BV) Não, Jesus não afirmou que ele era Deus, mas sim o Filho de Deus.
Caro amigo esse texto, originalmente não foi escrito assim, veja uma Bíblia na Linguagem de Hoje, ou a versão católica: http://www.bibliaonline.com.br/vc/1jo/5
Observe que no verso seguinte fala de 3 coisas e não 3 pessoas!
TEORIA
Como se constrói uma teoria: a partir de hipóteses ou pressuposições, que podem ser prováveis ou improváveis, e, a partir de uma tese ou diversas teses desenvolvidas com alguma lógica ou até muita lógica, quando aceitas por um grande número de estudiosos do assunto, porém de difícil comprovação, então segue-se como uma TEORIA.
Assim ocorre com a Teoria da Evolução ou da Criação!
Teologicamente há uma teoria referente à Divindade, quanto ao número de pessoas Divinas, no cristianismo, que tem por base de pesquisa um compendio que é a Bíblia Sagrada.
Na atualidade, provavelmente, a maioria dos pesquisadores bíblicos, têm aceito a teoria da Trindade, realidade essa que vem se modificando, pois na verdade a grande maioria não pesquisa em profundidade, e os que estão pesquisando, estão chegando a novas conclusões.
Agora, os critérios não podem mudar de acordo com os interesses do interpretador, mas devem ser constantes, e a similaridade deve ser respeitada, então vamos a alguns textos onde devemos manter a similaridade de interpretação:
1 – 1 Pedro 1:11 - indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os {ou as paixões} sofrimentos {que} a Cristo {haviam de vir} e a glória que se lhes havia de seguir. http://www.bibliaonline.com.br/rc/1pe/1
(o texto adotado é o ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA 1995 biblia on line)
Aqui, o Espírito de Cristo, testifica ou testemunha, tendo por pilar ou hipótese ou pressuposição de que só uma pessoa pode testificar ou testemunhar, a pergunta é:
O Espírito de Cristo seria qual pessoa?
2 – Gálatas 4:6 -E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (ARC 1995 b.on line)
Mantendo a premissa de que só uma pessoa pode ser enviada, a pergunta é: Que pessoa foi enviada?
3 – Filipenses 1:19 - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, (ARC 1995 b. on line)
Pelo mesmo critério, só uma pessoa pode socorrer, então fica a pergunta: O Espírito de Jesus Cristo, é uma outra pessoa?
4 – Atos 16:7 - E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. (o texto é o de A. Revista e Corrigida 1995, b. on line, existem algumas versões que, para esse texto omitem “de Jesus”, constando apenas “o Espírito”) http://www.bibliaonline.com.br/rc/atos/16
Na Bíblia de Jerusalém, que apresenta a melhor fidelidade, também menciona “o Espírito de Jesus, se a intenção naquelas versões que citam apenas “o Espírito”, para abrigar a ideia de que possa ser, de acordo com a teoria trinitária, a 3ª pessoa da Trindade, então o Espírito de Jesus é a terceira pessoa ou quarta pessoa, uma vez que o Espírito de Deus seria a terceira?
5 – Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (ARC 1995 b. on line)
Quantas pessoas Divinas são mencionadas nesse texto? De acordo com a teoria trinitária, o Espírito de Deus é a terceira pessoa; então o Espírito de Cristo, que como vimos tem as mesmas prerrogativas, é uma outra pessoa? Uma quarta pessoa Divina?
6 - Apocalipse 5:6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra. (ARC 1995, b. on line)
Se o Espírito de Deus é uma Pessoa Divina, pois só uma pessoa pode ser enviada, então quantas são as pessoas da Divindade?
7 - Tendo como certo de que Jesus Cristo nunca teve nenhum sentimento negativo nem excludente de qualquer pessoa, que razão poderia ter para omitir uma pessoa Divina, se até os anjos, que são criaturas ele incluiu nessas declarações:
7.1 – Apocalipse 3:5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
7.2 – Lucas 9:26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e {na} do Pai e dos santos anjos.
7.3 – Mateus 24:36 - Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.
CONCLUSÃO
Se o Espírito de Cristo testemunha, e de fato o faz, é enviado, socorre, impede, é similar ao Espírito de Deus (conforme Romanos 8:9), temos que se o Espírito de Cristo pode agir como o Espírito de Deus, ou seria uma quarta pessoa Divina, ou assim como o Espírito de Cristo pode realizar tudo que o Espírito de Deus faz, e não ser uma outra pessoa (4ª), então por quê o Espírito de Deus teria que ser uma outra pessoa (3ª pessoa Divina)?
Logo, se o Espírito de Cristo não é uma outra pessoa Divina, também similarmente o Espírito de Deus não é uma pessoa, daí a razão de Cristo não o haver mencionado por ocasião da entronização dos salvos, nem na glória de sua vinda, quando será vista a sua glória (de Cristo), a glória do Pai e a glória dos santos anjos.
Quanto à onisciência, quando Jesus declarou que ninguém sabia, nem Ele, nem os anjos, Ele estava na condição humana, e como humano não sabia, mas, certamente ao reassumir a Divindade, passando a ser também onisciente, passou a saber o dia da sua segunda vinda; então quando disse que só o Pai sabia, é porque não existe uma terceira pessoa co-igual, que para ser co-igual, teria onisciência e assim saberia também o dia da volta de Cristo.
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Há um detalhe muito interessante quanto aos salvos, no capítulo 7 de Apocalipse: nos versos 1 a 8 é mencionado um grupo, numerável e limitado, e nos versos seguintes é mencionada uma grande multidão.
Agora no capítulo 14, há uma ampliação de detalhes sobre o primeiro grupo:
V. 12 – guarda dos mandamentos.
V. 9 – sinal na testa e na mão
V. 4 – não estão contaminados com mulheres – (significa não terem contaminação de doutrinas espúrias)
V. 1 – sinal da fronte – (este é o primeiro e principal sinal deste grupo, que não é o maior grupo de salvos, um número simbólico, pequeno e numerável, mas com algumas características especiais, e este sinal é o primeiro. O que significa o sinal na testa (ou fronte)? Compreensão! Por quê apenas e tão somente dois nomes? De Cristo e de seu Pai? Em 1João 1:3, temos a resposta: o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
Esse texto está deturpado. É uma espúria, foi aicionado para dar apoio a doutrina antibíblica da trindade. A própria palavra "trindade" nem aparece na Bíblia.
Em contraste com isso, compare com os textos abaixo e veja como a trindade não tem sentido:
Jeová, o Deus de israel é um só - Deuteronômio 6:4.
O Pai é Maior que Jesus - João 14:28
Jesus não disse que era Deus, muito menos tentou usurpar o lugar de Deus dizendo que era igual a ele - Filipenses 2:6-8
Jesus foi criado por Deus, antes disso Jeová estava sozinho - Colossenses 1:15; Apocalípse 3:14; Isaías 44:6
Jeová e Jesus, são pessoas distintas - João 17:3
O espírito santo não é oma pessoa, e sim, a Força ativa de Deus - Mat 3:16; João 20:22; Atos 2:4,17,33
Essa parte do texto que está na versão Almeida, não existe no texto original.
Foi acrescentada por um escriba católico, que cria na Trindade, sabia que quem crer na Trindade está aceitando, sem saber, que Maria é a mãe de Deus e está adorando ela?
Leia João 17:11, Revelação 3:14, João 14:28, Salmo 110:1, Salmo 2:2.
É aqui neste versículo que vemos claramente que só existe uma pessoa na divindade. O Pai, a palavra e o espírito santo.
Pai é pessoa? Sim.
Palavra é pessoa? Não.
Espírito Santo é pessoa? Não.
Portanto aí está o nosso Deus único e verdadeiro em seus três atributos ou ofícios.
Mas é claro que este Deus único gerou um filho espiritual, o qual é sua imagem e semelhança, portanto também chamado Palavra (...e a Palavra estava com Deus. João 1:1)
O Filho veio para refletir tudo o que Deus é: Pai, Palavra, Espírito Santo, Amor, bondade, misericórdia...
Por isso se diz que ele é a imagem do Deus invisível, e que somente nele podemos ver Deus (João 14:9).
Ele e seu Pai são um, no sentido de que era Deus quem fazia as obras através do corpo do Filho (João 14:11).
E tudo o que Deus era foi derramado em Cristo, de maneira que toda a plenitude da Divindade habita Nele,corporalmente, isto é, em seu corpo (Colossenses 2:9)
Não temos dois deuses, pois o Filho não é Deus, todavia vemos Deus refletido nele, e sabemos que ele é a casa onde Deus veio morar, e por isso podemos adorar o Pai através dele, pois ele disse que ninguém vem ao Pai, senão através dele, e que ele é o caminho, a verdade e a vida, pois tudo isso está Nele!
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São assim três os que dao testemunho: o espirito , a agua e o sangue..
.joao 5:7,8
bíblia sagrada ediçao Pastoral-catequética (e todas as outras que nao foram falsificadas)
> 1: PAI, É DEUS.
>> 2: A PALAVRA, É A AÇÃO D DEUS ELE FALO TA FALADO.
>>> 3: O ESPIRITO SANTO, É OS DESÍGNIOS D DEUS O SEU PLANO, PROJETO, E EXECUÇÃO.
1 João 5:7, 8:
Al reza: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.” (So também inclui esta passagem trinitária.) Entretanto, NM não inclui as palavras “no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra.” (PIB, BV, CBC, LR também excluem a passagem trinitária.)
A respeito desta passagem trinitária, o crítico textual F. H. A. Scrivener escreveu: “Não precisamos hesitar em declarar a nossa convicção de que as palavras controvertidas não foram escritas por São João: que foram originalmente transpostas da margem para as cópias latinas na África, onde haviam sido colocadas como nota explicativa pia e ortodoxa referente ao versículo 8 : que, do latim, penetraram em dois ou três códices gregos posteriores, e daí no texto impresso em grego, lugar a que não tinham nenhum direito.” — A Plain Introduction to the Criticism of the New Testament (Cambridge, 1883, terceira ed.), p. 654.
Uma nota ao pé da página da BJ diz que “o texto dos vv. 7-8 [a passagem trinitária] está acrescido na Vulg. de um inciso . . . ausente nos antigos mss. gregos, nas antigas versões e nos melhores mss. da Vulg., e que parece ser uma glosa marginal introduzida posteriormente no texto.” — Edições Paulinas de 1981, S. Paulo, Brasil, p. 1597.
A obra A Bíblia Explicada diz: “Nos versículos 7, 8 devemos omitir as seguintes palavras: “No céu, o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra”, por não se encontrarem nos melhores manuscritos.” — S. E. McNair (Casa Publ. Assembl. Deus, Rio de Janeiro, Brasil, 1985), p. 489.
João 1:1, 2:
ALA reza: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” (Al, So, BJ, IBB usam fraseologia similar.) Entretanto, NM reza: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era um deus. Este estava no princípio com o Deus.”
Que tradução de João 1:1, 2 está de acordo com o contexto? João 1:18 (ALA) diz: “Ninguém jamais viu a Deus.” O versículo 14 diz claramente que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós . . . vimos a sua glória”. Também, os versículos 1, 2 dizem que no princípio ele estava “com Deus”. Pode alguém estar com uma pessoa e ao mesmo tempo ser essa pessoa? Em João 17:3, Jesus dirige-se ao Pai, dizendo que este é o “único Deus verdadeiro”; portanto, Jesus, como “um deus”, meramente reflete as qualidades divinas de seu Pai. — Heb. 1:3.
Está de acordo com as regras da gramática grega a tradução “um deus”? Alguns livros de referência argumentam fortemente que o texto grego deve ser traduzido: “O Verbo era Deus.” Mas nem todos concordam com isso. Philip B. Harner, no seu artigo “Substantivos Predicativos Anartros Qualificativos: Marcos 15:39 e João 1:1”, disse que cláusulas tais como a de João 1:1, “com um predicativo anartro precedendo ao verbo, têm primariamente sentido qualificativo. Indicam que o logos tem a natureza de theos.” Ele sugere: “A cláusula poderia talvez ser traduzida: ‘o Verbo tinha a mesma natureza de Deus.’” (Journal of Biblical Literature, 1973, pp. 85, 87) Assim, neste texto, o fato de a palavra the·ós, na sua segunda ocorrência, estar sem o artigo definido (ho) e de estar colocado antes do verbo, na sentença, é de importância no grego. É interessante notar que os tradutores que insistem em verter João 1:1: “O Verbo era Deus”, não hesitam em usar o artigo indefinido (um, uma) na sua tradução de outras passagens onde ocorre um substantivo predicativo anartro singular antes do verbo. Assim, em João 6:70, tanto a BJ como o NTI se referem a Judas Iscariotes como “um demônio”, e em João 9:17 descrevem Jesus como “um profeta”.
O jesuíta John L. McKenzie diz no seu Dictionary of the Bible: “João 1:1 deve ser rigorosamente traduzido ‘o verbo estava com o Deus [= o Pai], e o verbo era um ser divino’.” — (Os colchetes são dele. Publicado com o nihil obstat e o imprimatur.) (Nova Iorque, 1965), p. 317.
Em harmonia com o acima, AT reza: “o Verbo era divino”; Mo: “o Logos era divino”; NTIV: “o verbo era um deus”. Ludwig Thimme, na sua tradução alemã, o expressa do seguinte modo: “E Deus de alguma sorte era a Palavra.” Referir-se ao Verbo, ou Palavra, (que se tornou Jesus Cristo) como “um deus” é coerente com o uso desse termo no resto das Escrituras. Por exemplo, no Salmo 82:1-6, os juízes humanos em Israel foram referidos como “deuses” (em hebraico, ’elohím; em grego, the·oí, em João 10:34) porque eram representantes de Jeová e tinham de falar da Sua lei.
João 10:30
Este texto, é muitas vezes citado para apoiar a Trindade, embora não se mencione ali uma terceira pessoa. Mas o próprio Jesus mostrou o que quis dizer por ser “um” com o Pai. Em João 17:21, 22, ele orou a Deus em favor de seus discípulos, dizendo: “Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, . . . a fim de que sejam um, assim como nós somos um.” Estava Jesus orando para que todos os seus discípulos se tornassem uma única pessoa? Não, Jesus obviamente orava para que fossem unidos em pensamento e em propósito, como ele e Deus eram. — Veja também 1 Coríntios 1:10.
Em 1 Coríntios 3:6, 8, Paulo diz: “Eu plantei, Apolo regou . . . Quem planta e quem rega é um só.” Paulo não queria dizer que ele e Apolo eram duas pessoas em uma; ele quis dizer que eles estavam unidos em propósito. A palavra grega que Paulo usou ali para “um” (hen) é neutra, literalmente “uma só (coisa)”, indicando unicidade de cooperação. É a mesma palavra que Jesus usou em João 10:30 para descrever a sua relação com o seu Pai. É também a mesma palavra usada por Jesus em João 17:21, 22. Assim, quando ele usou a palavra “um” (hen) nestes casos, ele falava a respeito de união de pensamento e de propósito.
A respeito de João 10:30, João Calvino (que era trinitarista) disse no livro Commentary on the Gospel According to John (Comentário do Evangelho Segundo João): “Os antigos usaram mal essa passagem para provar que Cristo é . . . da mesma essência que o Pai. Pois Cristo não argumenta a respeito da unidade em substância, mas sim a respeito do estado de concordância dele com o Pai.”
No próprio contexto dos versículos depois de João 10:30, Jesus enfaticamente argumentou que as suas palavras não eram uma afirmação de que ele era Deus. Ele perguntou aos judeus que erroneamente tiraram essa conclusão e queriam apedrejá-lo: “Como dizeis de quem o Pai santificou e enviou ao mundo: ‘Blasfemas!’ porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?” (João 10:31-36, BV) Não, Jesus não afirmou que ele era Deus, mas sim o Filho de Deus.
Não existe três em um, mas muitos q querem sustentar uma interpretação errada.
Caro amigo esse texto, originalmente não foi escrito assim, veja uma Bíblia na Linguagem de Hoje, ou a versão católica: http://www.bibliaonline.com.br/vc/1jo/5
Observe que no verso seguinte fala de 3 coisas e não 3 pessoas!
TEORIA
Como se constrói uma teoria: a partir de hipóteses ou pressuposições, que podem ser prováveis ou improváveis, e, a partir de uma tese ou diversas teses desenvolvidas com alguma lógica ou até muita lógica, quando aceitas por um grande número de estudiosos do assunto, porém de difícil comprovação, então segue-se como uma TEORIA.
Assim ocorre com a Teoria da Evolução ou da Criação!
Teologicamente há uma teoria referente à Divindade, quanto ao número de pessoas Divinas, no cristianismo, que tem por base de pesquisa um compendio que é a Bíblia Sagrada.
Na atualidade, provavelmente, a maioria dos pesquisadores bíblicos, têm aceito a teoria da Trindade, realidade essa que vem se modificando, pois na verdade a grande maioria não pesquisa em profundidade, e os que estão pesquisando, estão chegando a novas conclusões.
Agora, os critérios não podem mudar de acordo com os interesses do interpretador, mas devem ser constantes, e a similaridade deve ser respeitada, então vamos a alguns textos onde devemos manter a similaridade de interpretação:
1 – 1 Pedro 1:11 - indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os {ou as paixões} sofrimentos {que} a Cristo {haviam de vir} e a glória que se lhes havia de seguir. http://www.bibliaonline.com.br/rc/1pe/1
(o texto adotado é o ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA 1995 biblia on line)
Aqui, o Espírito de Cristo, testifica ou testemunha, tendo por pilar ou hipótese ou pressuposição de que só uma pessoa pode testificar ou testemunhar, a pergunta é:
O Espírito de Cristo seria qual pessoa?
2 – Gálatas 4:6 -E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (ARC 1995 b.on line)
Mantendo a premissa de que só uma pessoa pode ser enviada, a pergunta é: Que pessoa foi enviada?
3 – Filipenses 1:19 - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, (ARC 1995 b. on line)
Pelo mesmo critério, só uma pessoa pode socorrer, então fica a pergunta: O Espírito de Jesus Cristo, é uma outra pessoa?
4 – Atos 16:7 - E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. (o texto é o de A. Revista e Corrigida 1995, b. on line, existem algumas versões que, para esse texto omitem “de Jesus”, constando apenas “o Espírito”) http://www.bibliaonline.com.br/rc/atos/16
Na Bíblia de Jerusalém, que apresenta a melhor fidelidade, também menciona “o Espírito de Jesus, se a intenção naquelas versões que citam apenas “o Espírito”, para abrigar a ideia de que possa ser, de acordo com a teoria trinitária, a 3ª pessoa da Trindade, então o Espírito de Jesus é a terceira pessoa ou quarta pessoa, uma vez que o Espírito de Deus seria a terceira?
5 – Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (ARC 1995 b. on line)
Quantas pessoas Divinas são mencionadas nesse texto? De acordo com a teoria trinitária, o Espírito de Deus é a terceira pessoa; então o Espírito de Cristo, que como vimos tem as mesmas prerrogativas, é uma outra pessoa? Uma quarta pessoa Divina?
6 - Apocalipse 5:6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra. (ARC 1995, b. on line)
Se o Espírito de Deus é uma Pessoa Divina, pois só uma pessoa pode ser enviada, então quantas são as pessoas da Divindade?
7 - Tendo como certo de que Jesus Cristo nunca teve nenhum sentimento negativo nem excludente de qualquer pessoa, que razão poderia ter para omitir uma pessoa Divina, se até os anjos, que são criaturas ele incluiu nessas declarações:
7.1 – Apocalipse 3:5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
7.2 – Lucas 9:26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e {na} do Pai e dos santos anjos.
7.3 – Mateus 24:36 - Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.
CONCLUSÃO
Se o Espírito de Cristo testemunha, e de fato o faz, é enviado, socorre, impede, é similar ao Espírito de Deus (conforme Romanos 8:9), temos que se o Espírito de Cristo pode agir como o Espírito de Deus, ou seria uma quarta pessoa Divina, ou assim como o Espírito de Cristo pode realizar tudo que o Espírito de Deus faz, e não ser uma outra pessoa (4ª), então por quê o Espírito de Deus teria que ser uma outra pessoa (3ª pessoa Divina)?
Logo, se o Espírito de Cristo não é uma outra pessoa Divina, também similarmente o Espírito de Deus não é uma pessoa, daí a razão de Cristo não o haver mencionado por ocasião da entronização dos salvos, nem na glória de sua vinda, quando será vista a sua glória (de Cristo), a glória do Pai e a glória dos santos anjos.
Quanto à onisciência, quando Jesus declarou que ninguém sabia, nem Ele, nem os anjos, Ele estava na condição humana, e como humano não sabia, mas, certamente ao reassumir a Divindade, passando a ser também onisciente, passou a saber o dia da sua segunda vinda; então quando disse que só o Pai sabia, é porque não existe uma terceira pessoa co-igual, que para ser co-igual, teria onisciência e assim saberia também o dia da volta de Cristo.
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Há um detalhe muito interessante quanto aos salvos, no capítulo 7 de Apocalipse: nos versos 1 a 8 é mencionado um grupo, numerável e limitado, e nos versos seguintes é mencionada uma grande multidão.
Agora no capítulo 14, há uma ampliação de detalhes sobre o primeiro grupo:
V. 12 – guarda dos mandamentos.
V. 9 – sinal na testa e na mão
V. 4 – não estão contaminados com mulheres – (significa não terem contaminação de doutrinas espúrias)
V. 1 – sinal da fronte – (este é o primeiro e principal sinal deste grupo, que não é o maior grupo de salvos, um número simbólico, pequeno e numerável, mas com algumas características especiais, e este sinal é o primeiro. O que significa o sinal na testa (ou fronte)? Compreensão! Por quê apenas e tão somente dois nomes? De Cristo e de seu Pai? Em 1João 1:3, temos a resposta: o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
Esse texto está deturpado. É uma espúria, foi aicionado para dar apoio a doutrina antibíblica da trindade. A própria palavra "trindade" nem aparece na Bíblia.
Em contraste com isso, compare com os textos abaixo e veja como a trindade não tem sentido:
Jeová, o Deus de israel é um só - Deuteronômio 6:4.
O Pai é Maior que Jesus - João 14:28
Jesus não disse que era Deus, muito menos tentou usurpar o lugar de Deus dizendo que era igual a ele - Filipenses 2:6-8
Jesus foi criado por Deus, antes disso Jeová estava sozinho - Colossenses 1:15; Apocalípse 3:14; Isaías 44:6
Jeová e Jesus, são pessoas distintas - João 17:3
O espírito santo não é oma pessoa, e sim, a Força ativa de Deus - Mat 3:16; João 20:22; Atos 2:4,17,33
"e estes três são UM."
Essa parte do texto que está na versão Almeida, não existe no texto original.
Foi acrescentada por um escriba católico, que cria na Trindade, sabia que quem crer na Trindade está aceitando, sem saber, que Maria é a mãe de Deus e está adorando ela?
Leia João 17:11, Revelação 3:14, João 14:28, Salmo 110:1, Salmo 2:2.
É aqui neste versículo que vemos claramente que só existe uma pessoa na divindade. O Pai, a palavra e o espírito santo.
Pai é pessoa? Sim.
Palavra é pessoa? Não.
Espírito Santo é pessoa? Não.
Portanto aí está o nosso Deus único e verdadeiro em seus três atributos ou ofícios.
Mas é claro que este Deus único gerou um filho espiritual, o qual é sua imagem e semelhança, portanto também chamado Palavra (...e a Palavra estava com Deus. João 1:1)
O Filho veio para refletir tudo o que Deus é: Pai, Palavra, Espírito Santo, Amor, bondade, misericórdia...
Por isso se diz que ele é a imagem do Deus invisível, e que somente nele podemos ver Deus (João 14:9).
Ele e seu Pai são um, no sentido de que era Deus quem fazia as obras através do corpo do Filho (João 14:11).
E tudo o que Deus era foi derramado em Cristo, de maneira que toda a plenitude da Divindade habita Nele,corporalmente, isto é, em seu corpo (Colossenses 2:9)
Não temos dois deuses, pois o Filho não é Deus, todavia vemos Deus refletido nele, e sabemos que ele é a casa onde Deus veio morar, e por isso podemos adorar o Pai através dele, pois ele disse que ninguém vem ao Pai, senão através dele, e que ele é o caminho, a verdade e a vida, pois tudo isso está Nele!
Diziam que eram o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Mudou?
Pai: Deus
Fillho de Deus: esse título, cabia a Jesus, pois Ele era Uno com o Pai, isto é, em sintonia vibratória, mantendo a individualidade.
Espírito Santo: pura Mediunidade, Mensageiria Espiritual.
O resto é invenção humana.
pai é deus espirito santo é jesus daaaaaaahhhhhhh