Ele foi um pintor italiano da época do renascimento,suas pinturas eram elegantes e melancólicas.Seu nome completo era Alessandro de Marino Felipepi.Sua obra mais famosa foi a "primavera" onde representa Vênus.Acredito que sua importância se dê ao fato de suas pinturas não possuírem o caráter científico da época.
Botticelli pertenceu a uma segunda geração do renascimento florentino, viveu um período de forte efervescência do Renascimento italiano.
Apesar de Botticelli ser considerado um dos maiores mestres renascentistas, ele não se entregou ao extremo do racionalismo que marcou boa parte da arte desse período.
Muitas vezes sacrificou a perspectiva do espaço representado e o desenho "correto" do corpo humano para alcançar uma beleza ideal. Como resultado, suas obras exalam sensualidade. Um exemplo é A primavera, na qual o uso ponderado da harmonia cromática, a predominância de tons pastéis e a recorrência de linhas sinuosas conferem um ar etéreo e sensível à obra. As técnicas utilizar, aprimoradas no período em que viveu, contribuíam para a leveza de suas obras: a pintura mural a fresco e a então inovadora técnica do óleo sobre tela.
Um dos mais importantes nomes do Renascimento, algumas de suas obras, como O Nascimento da Vênus e Primavera, são consideradas exemplos perfeitos do ideal renascentista. Nascido em Florença, Alessandro Di Mariano Filipepi era filho de um curtidor de couro. O nome Botticelli foi derivado do apelido de seu irmão mais velho, Giovani, conhecido como Il Botticello (o pequeno barril). Ainda na infância, tornou-se aprendiz de ourives, mas logo descobriu sua preferência pela pintura. Foi estudar com Fra Filippo Lippi, um dos mais admirados mestres florentinos da época. Depois trabalhou com o pintor e gravador Antonio Del Pollaiuolo. Em 1470, já tinha o próprio ateliê em Florença. Ficou famoso por seus retratos, e alguns historiadores acreditam que foi por causa deles que começou a ser patrocinado pela família Médici, que dominava Florença na época. Botticelli pintou não apenas Giuliano, irmão do poderoso Lorenzo de Médici, como também fez retratos póstumos de seu avô Cosimo de Médici e de seu pai, Piero. As feições dos membros da família Médici também foram usadas para compor os personagens do quadro Adoração dos Magos (1476-1477). Influenciado pelo neoplatonismo cristão – que pretendia conciliar as idéias cristãs com as clássicas –, pintou cenas mitológicas, como A Primavera (c. 1478) e O Nascimento da Vênus (após 1482). Também fez muitos quadros com temática religiosa. Destacam-se: A Virgem Escrevendo o Magnificat (década de 1480), A Coroação da Virgem (1490), A Virgem com o Menino e Dois Santos (1485), São Sebastião (1473-1474) e um afresco sobre Santo Agostinho (1480). Em 1481 foi chamado a Roma para trabalhar na decoração da Capela Sistina, no Vaticano, onde pintou os afrescos As Provas de Moisés, O Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo. Os anos que se seguiram a 1494 foram difíceis para a cidade de Florença: os Médicis foram depostos e o monge domenicano Girolamo Savonarola instaurou um governo republicano. Idealista ascético, Savanarola criticava a corrupção da Igreja. Botticelli tornou-se devoto seguidor das idéias do novo governante e a tensão espiritual do período se refletiu em duas de suas pinturas, Crucificação Mística (1497) e Natividade Mística (1501). Totalmente dedicado à sua arte, Sandro Botticelli jamais casou ou teve filhos. Morreu em Florença.
Alessandro di Mariano Filipepi, mais conhecido como Sandro Botticelli (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510), foi um pintor italiano da Escola Florentina no começo do Renascimento. Sua vida foi narrada na obra Vite (traduzida como "As Vidas dos Artistas"), de Giorgio Vasari. Sua arte foi influenciada por artistas importantes, como Fra Filippo Lippi e Antonio Pollaiuolo.
Nascido em Florença, na popular rione de Ognissanti, aprendeu inicialmente ourivesaria com seu irmão e depois foi aprendiz de Fra Filippo Lippi, e com ele aprendeu a arte de Masaccio. Também estudou com Andrea del Verrocchio, entre 1467 e 1470, na mesma época em que com ele estudava Leonardo da Vinci.
Em 1470, abriu seu próprio estúdio independente. Nesse ano, foi encarregado de pintar o quadro A Coragem, que seria colocado no Tribunal do Palácio do Mercado.
Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se: Retrato de Giuliano de Medici e A adoração dos Magos. O último rendeu-lhe a admiração e atenção da Família Médici, que o colocou sob sua proteção e patronato. Seus contatos com a Família Médici foram sem dúvidas úteis para que obtivesse proteção e condições para que produzisse várias de suas obras-primas.
Participou dos círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com as idéias clássicas. Tal síntese expressa-se em A Primavera e O Nascimento de Vênus, ambas realizadas sob encomenda para enfeitar uma residência dos Médici e que hoje estão expostas na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália. Até hoje não há consenso na interpretação dessas pinturas, embora creia-se que Vênus pode ser vista como símbolo do amor tanto cristão como pagão.
Nesta linha pagã, destacam-se também a série de quatro quadros Nastagio Degli Onesti, produzidos em 1483, nos quais o artista recria uma das histórias do Decameron, de Boccaccio. Também pintou diversos quadros de temática religiosa, como A Virgem Escrevendo O Magnificat (1485); A Virgem de Granada (1487) e A Coroação da Virgem (1490), todas expostas na Galeria Uffizi, e Virgem com o Menino e Dois Santos (1485), exposta no Staatliche Museen, em Berlim.
Em 1472 ingressou na Companhia de São Lucas, uma fraternidade dedicada à caridade gerida por artistas. No ano seguinte, Botticelli foi chamado a Pisa, para pintar um fresco na catedral da cidade (essa obra foi perdida pelo desgaste do tempo).
Em 1481 esteve em Roma, para participar dos trabalhos na Capela Sistina, onde pintou os frescos As Provações de Moisés; O Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo.
Em 1505, fez parte do Comitê Florentino, organizado para decidir onde seria colocado o Davi de Michelangelo.
Na temática religiosa destacam-se também: São Sebastião (1473 e um afresco sobre Santo Agostinho.
Na década de 1490, quando os Médici foram expulsos de Florença, Botticelli passou por uma crise religiosa e tornou-se discípulo do monge beneditino Girolamo Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma, mas Botticelli jamais deixou Florença.
Nessa nova fase destacam-se: Pietà (princípios da década de 1490), A Natividade Mística (década de 1490), e A Crucificação Mística (c. 1496). Todos expressam intensa devoção religiosa e representam certo retrocesso no desenvolvimento de seu estilo.
Foi um grande pintor do Renascimento, e também apoiado pelo Médicis.
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Ele foi um pintor italiano da época do renascimento,suas pinturas eram elegantes e melancólicas.Seu nome completo era Alessandro de Marino Felipepi.Sua obra mais famosa foi a "primavera" onde representa Vênus.Acredito que sua importância se dê ao fato de suas pinturas não possuírem o caráter científico da época.
Botticelli pertenceu a uma segunda geração do renascimento florentino, viveu um período de forte efervescência do Renascimento italiano.
Apesar de Botticelli ser considerado um dos maiores mestres renascentistas, ele não se entregou ao extremo do racionalismo que marcou boa parte da arte desse período.
Muitas vezes sacrificou a perspectiva do espaço representado e o desenho "correto" do corpo humano para alcançar uma beleza ideal. Como resultado, suas obras exalam sensualidade. Um exemplo é A primavera, na qual o uso ponderado da harmonia cromática, a predominância de tons pastéis e a recorrência de linhas sinuosas conferem um ar etéreo e sensível à obra. As técnicas utilizar, aprimoradas no período em que viveu, contribuíam para a leveza de suas obras: a pintura mural a fresco e a então inovadora técnica do óleo sobre tela.
... beijão.
Sandro Botticelli
(Pintor italiano)
17-5-1510, Itália
Um dos mais importantes nomes do Renascimento, algumas de suas obras, como O Nascimento da Vênus e Primavera, são consideradas exemplos perfeitos do ideal renascentista. Nascido em Florença, Alessandro Di Mariano Filipepi era filho de um curtidor de couro. O nome Botticelli foi derivado do apelido de seu irmão mais velho, Giovani, conhecido como Il Botticello (o pequeno barril). Ainda na infância, tornou-se aprendiz de ourives, mas logo descobriu sua preferência pela pintura. Foi estudar com Fra Filippo Lippi, um dos mais admirados mestres florentinos da época. Depois trabalhou com o pintor e gravador Antonio Del Pollaiuolo. Em 1470, já tinha o próprio ateliê em Florença. Ficou famoso por seus retratos, e alguns historiadores acreditam que foi por causa deles que começou a ser patrocinado pela família Médici, que dominava Florença na época. Botticelli pintou não apenas Giuliano, irmão do poderoso Lorenzo de Médici, como também fez retratos póstumos de seu avô Cosimo de Médici e de seu pai, Piero. As feições dos membros da família Médici também foram usadas para compor os personagens do quadro Adoração dos Magos (1476-1477). Influenciado pelo neoplatonismo cristão – que pretendia conciliar as idéias cristãs com as clássicas –, pintou cenas mitológicas, como A Primavera (c. 1478) e O Nascimento da Vênus (após 1482). Também fez muitos quadros com temática religiosa. Destacam-se: A Virgem Escrevendo o Magnificat (década de 1480), A Coroação da Virgem (1490), A Virgem com o Menino e Dois Santos (1485), São Sebastião (1473-1474) e um afresco sobre Santo Agostinho (1480). Em 1481 foi chamado a Roma para trabalhar na decoração da Capela Sistina, no Vaticano, onde pintou os afrescos As Provas de Moisés, O Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo. Os anos que se seguiram a 1494 foram difíceis para a cidade de Florença: os Médicis foram depostos e o monge domenicano Girolamo Savonarola instaurou um governo republicano. Idealista ascético, Savanarola criticava a corrupção da Igreja. Botticelli tornou-se devoto seguidor das idéias do novo governante e a tensão espiritual do período se refletiu em duas de suas pinturas, Crucificação Mística (1497) e Natividade Mística (1501). Totalmente dedicado à sua arte, Sandro Botticelli jamais casou ou teve filhos. Morreu em Florença.
bjux............su
Alessandro di Mariano Filipepi, mais conhecido como Sandro Botticelli (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510), foi um pintor italiano da Escola Florentina no começo do Renascimento. Sua vida foi narrada na obra Vite (traduzida como "As Vidas dos Artistas"), de Giorgio Vasari. Sua arte foi influenciada por artistas importantes, como Fra Filippo Lippi e Antonio Pollaiuolo.
Nascido em Florença, na popular rione de Ognissanti, aprendeu inicialmente ourivesaria com seu irmão e depois foi aprendiz de Fra Filippo Lippi, e com ele aprendeu a arte de Masaccio. Também estudou com Andrea del Verrocchio, entre 1467 e 1470, na mesma época em que com ele estudava Leonardo da Vinci.
Em 1470, abriu seu próprio estúdio independente. Nesse ano, foi encarregado de pintar o quadro A Coragem, que seria colocado no Tribunal do Palácio do Mercado.
Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se: Retrato de Giuliano de Medici e A adoração dos Magos. O último rendeu-lhe a admiração e atenção da Família Médici, que o colocou sob sua proteção e patronato. Seus contatos com a Família Médici foram sem dúvidas úteis para que obtivesse proteção e condições para que produzisse várias de suas obras-primas.
Participou dos círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com as idéias clássicas. Tal síntese expressa-se em A Primavera e O Nascimento de Vênus, ambas realizadas sob encomenda para enfeitar uma residência dos Médici e que hoje estão expostas na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália. Até hoje não há consenso na interpretação dessas pinturas, embora creia-se que Vênus pode ser vista como símbolo do amor tanto cristão como pagão.
Nesta linha pagã, destacam-se também a série de quatro quadros Nastagio Degli Onesti, produzidos em 1483, nos quais o artista recria uma das histórias do Decameron, de Boccaccio. Também pintou diversos quadros de temática religiosa, como A Virgem Escrevendo O Magnificat (1485); A Virgem de Granada (1487) e A Coroação da Virgem (1490), todas expostas na Galeria Uffizi, e Virgem com o Menino e Dois Santos (1485), exposta no Staatliche Museen, em Berlim.
Em 1472 ingressou na Companhia de São Lucas, uma fraternidade dedicada à caridade gerida por artistas. No ano seguinte, Botticelli foi chamado a Pisa, para pintar um fresco na catedral da cidade (essa obra foi perdida pelo desgaste do tempo).
Em 1481 esteve em Roma, para participar dos trabalhos na Capela Sistina, onde pintou os frescos As Provações de Moisés; O Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo.
Em 1505, fez parte do Comitê Florentino, organizado para decidir onde seria colocado o Davi de Michelangelo.
Na temática religiosa destacam-se também: São Sebastião (1473 e um afresco sobre Santo Agostinho.
Na década de 1490, quando os Médici foram expulsos de Florença, Botticelli passou por uma crise religiosa e tornou-se discípulo do monge beneditino Girolamo Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma, mas Botticelli jamais deixou Florença.
Nessa nova fase destacam-se: Pietà (princípios da década de 1490), A Natividade Mística (década de 1490), e A Crucificação Mística (c. 1496). Todos expressam intensa devoção religiosa e representam certo retrocesso no desenvolvimento de seu estilo.
Foi um grande pintor do Renascimento, e também apoiado pelo Médicis.