Creio que praticamente todos os elementos do programa polÃtico de Platão podem derivar-se dessas exigências. Estas, por sua vez, baseiam-se em seu históricos e têm de ser combinadas com suas doutrinas sociológicas relativas à s condições para a estabilidade do regime de classe. Os principais elementos que tenho em mente são:
B) A identificação do destino do Estado com o da classe dirigente; exclusivo interesse por esta classe e por sua unidade; e, subordinadas a essa unidade, regras rÃgidas para criar e educar essa classe, com estrita supervisão e coletivizarão dos interesses de seus membros.
Destes elementos principais outros podem ser derivados, como, por exemplo, os seguintes:
D) Deve haver censura de todas as atividades intelectuais da classe dirigente e uma propaganda contÃnua visando a moldar-lhes e unificar-lhes as mentes. Qualquer inovação em educação, legislação e religião deve ser evitada ou suprimida.
E) O Estado deve ser auto-suficiente. Deve visar à autarquia econômica, do contrário os governantes teriam de depender dos comerciantes ou tornar-se comerciantes eles próprios. A primeira dessas alternativas minar-lhes-ia o poder, a segunda solaparia sua unidade e a estabilidade do Estado.
Creio que tal programa pode ser classificado, com justiça, como totalitário.
(POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos)
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Foi na obra a República de Platão...
que o filósofo demonstrou sua grande preocupação com a política..
principalmente na cidade- estado que ele idealizava..
mas deve-se ressaltar que o conceito de política em Platão..
também vem acompanhado com o conceito de ética e justiça..
pois ele trata de tudo isso em sua obra..
Bom, a sua filosofia política era baseada, em um ideal utópico que era ..
a construção de uma cidade moralmente perfeita..
no qual houvessem harmonia entre os diversos interesses individuais e coletivos..
onde cada indivíduo é capaz de um dia chegar à compreensão do que é o Bem..
conhecimento que por si só tem efeito transformador tornando o homem mais sábio ..
e melhor na sociedade a qual ele vive...
Para isso, ele considerava que deveria ter uma reforma social..
econômica e política tornando a cidade mais simples..
mais desligada dos valores materiais e mais igualitária...
A filosofia polÃtica de Platão – por K. Popper
A análise da sociologia de Platão facilita a apresentação de seu programa polÃtico. Suas exigências fundamentais podem expressar-se por qualquer destas duas fórmulas: a primeira, correspondente à sua teoria idealista da mudança; a segunda, a seu naturalismo. A fórmula idealista é: Detenha-se toda mudança polÃtica! A mudança é maléfica; o repouso, divino. Toda mudança pode ser detida se se fizer do Estado cópia exata de seu original, isto é, a Forma ou Idéia da cidade. E se se perguntasse como seria isso praticável, poder-se-ia responder com a fórmula naturalista: Volte-se à natureza! Voltemos ao estado original de nossos antepassados, o estado primitivo fundado de acordo com a natureza humana e, portanto, estável; voltemos ao patriarcado tribal do tempo anterior à Queda, ao natural governo de classe dos poucos sábios sobre os muitos ignorantes.
Creio que praticamente todos os elementos do programa polÃtico de Platão podem derivar-se dessas exigências. Estas, por sua vez, baseiam-se em seu históricos e têm de ser combinadas com suas doutrinas sociológicas relativas à s condições para a estabilidade do regime de classe. Os principais elementos que tenho em mente são:
A) A estrita divisão de classes, isto é, a classe governante, consistente de pastores e cães de vigia, deve ser estritamente separada do gado humano.
B) A identificação do destino do Estado com o da classe dirigente; exclusivo interesse por esta classe e por sua unidade; e, subordinadas a essa unidade, regras rÃgidas para criar e educar essa classe, com estrita supervisão e coletivizarão dos interesses de seus membros.
Destes elementos principais outros podem ser derivados, como, por exemplo, os seguintes:
C) A classe governante tem o monopólio de coisas tais como as virtudes e o adestramento militares, e o direito de portar armas e de receber educação de qualquer espécie; mas é excluÃda de qualquer participação nas atividades econômicas, especialmente a de ganhar dinheiro.
D) Deve haver censura de todas as atividades intelectuais da classe dirigente e uma propaganda contÃnua visando a moldar-lhes e unificar-lhes as mentes. Qualquer inovação em educação, legislação e religião deve ser evitada ou suprimida.
E) O Estado deve ser auto-suficiente. Deve visar à autarquia econômica, do contrário os governantes teriam de depender dos comerciantes ou tornar-se comerciantes eles próprios. A primeira dessas alternativas minar-lhes-ia o poder, a segunda solaparia sua unidade e a estabilidade do Estado.
Creio que tal programa pode ser classificado, com justiça, como totalitário.
(POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos)