A SIMPLICIDADE DO EVANGELHO
A proposta de JESUS era resgatar o real sentido das ordenanças divinas.
Um único trecho da Bíblia, o capítulo 12 do evangelho segundo Mateus, traz pequenos relatos em que é exposta a simplicidade de Jesus DESMASCARANDO A ARROGÂNCIA DOS MESTRES DA LEI E DOS FARISEUS DE SEU TEMPO. As autoridades religiosas do contexto histórico em que o Filho de Deus viveu neste mundo censuravam-no constantemente. Incomodados porque seus seguidores colhiam e comiam espigas no dia considerado sagrado, OS FARISEUS reclamaram: “Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito no sábado” (Mateus 12.2). A estes, Jesus responde dizendo que a misericórdia era mais importante do que o sacrifício.
Mais adiante, OS DOUTORES continuaram procurando ocasião para acusá-lo como INFRATOR DA LEI. Diante da cura de um enfermo em plena sinagoga, saíram-se com esta: “É lícito curar no sábado?” (vs. 10). Quando Jesus libertou um opresso das amarras dos demônios que o atormentavam, os escribas e fariseus blasfemaram: “Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios” (vs. 24). Por último, pediram ao Mestre que fizesse algum sinal (vs. 38). De forma indireta, Cristo responde que o principal sinal seria a sua própria ressurreição – mas advertiu que, mesmo assim, eles continuariam incrédulos.
JESUS FOI MUITO PERSEGUIDO PELOS clérigos porque a sua mensagem os expunha. Os LÍDERES JUDEUS sobrecarregam o povo com obrigações inócuas, criando um sistema religioso que mantivesse seu poder e seus privilégios. O detalhe é que o Salvador não tinha dificuldades com a lei mosaica, pois foi o próprio Deus que a deu. O incômodo de Jesus era com os apetrechos e pesos que as autoridades religiosas vinham colocando sobre essa lei. Sua proposta era resgatar O REAL SENTIDO DAS ORDENANÇAS DIVINAS – e ele a expressou com uma proclamação antológica: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. A religiosidade sobrecarrega, enquanto que a mensagem de Jesus alivia.
Dois mil anos se passaram, e quando analisamos o cristianismo que temos vivido, percebemos que também nós, à semelhança daqueles fariseus e doutores da lei, temos posto tantos apetrechos no Evangelho que a prática de nossa fé se torna pesada e confusa. A IGREJA EVANGÉLICA de hoje vive às voltas com práticas doutrinárias e litúrgicas heterodoxas, colocando sobre os crentes um fardo de regras e obrigações difíceis de suportar. As organizações eclesiásticas do século 21 parecem envolvidas numa série de práticas que não a aproximam da verdadeira essência do Evangelho proposto pelo Salvador.
É necessário pensar no que de fato é a experiência do REINO DE DEUS e no que é simples ornamento. Podem ser ornamentos belos, úteis, justificáveis, funcionais e bem intencionados; práticas inteligentes, sofisticadas e com alto poder de alcance – no entanto, não é isso a essência da vida cristã. As estruturas eclesiásticas não são a Igreja. As coisas que construímos para facilitar a divulgação da fé não podem ser confundidas com o próprio Evangelho. PASTORES vivem tentados a impressionar os ouvintes com o poder das suas palavras. Quando nos damos conta de que o teor estético das mensagens sobrepuja a espiritualidade, já estamos viciados em técnicas de oratória. É um efeito perverso, que se volta contra o próprio pregador. E o pior é que nem sempre a palavra profética cabe nos invólucros eclesiásticos.
Há a construção de uma dicotomia artificial nas nossas igrejas. Pensam alguns que espiritual é tudo que é apresentado numa roupagem exótica e excêntrica. Sob esta perspectiva, o que genuinamente vem de Deus é aquilo que é desconhecido e diferente. Em decorrência desse pensamento, práticas espirituais rotineiras como estudo da BÍBLIA, oração sistemática, serviço cristão e comunhão são vistos como traços da tradição que não provocam calor nem rubor. O templo, as organizações eclesiásticas, a liturgia, os programas e as atividades não são em si o Evangelho. É possível viver o Evangelho sem se envolver com essas estruturas eclesiásticas, assim como é possível estar totalmente envolvido com elas e não conhecer a Cristo.
Sofremos da epidemia que reduz Deus a coisas temporais da igreja ou na IGREJA. Acontece que quem vive para fazer um mecanismo funcionar com a força do próprio braço tende inexoravelmente à exaustão. Esgota-se quem carrega os apetrechos da fé. Talvez a confissão de pecado que tenhamos que fazer como Igreja cristã acentuadamente dogmática e institucionalizada seja por ter tirado Deus do centro e posto em seu lugar as coisas referentes a ele. O ESPÍRITO SANTO pode agir dentro das estruturas que criamos, mas age também a despeito delas. Por isso, não é aconselhável que se baseie a vida em nome de um brasão eclesiástico ou denominacional, mas é coerente que aqueles que têm crido entreguem-se por completo ao Senhor, a fim de que o Evangelho floresça.
Copyright © 2024 QUIZLIB.COM - All rights reserved.
Answers & Comments
Verified answer
No pentateuco são 613 mandamentos que existem, esse numero é o mesmo numero de palavras do capitulo 20 de Êxodo. ninguém vai gravar 613 mandamentos na cabeça, então é resumido em dois mandamentos principais, que é a amar a Deus(Pai), e a o próximo(Irmão)
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Marcos 12:30-31
Por que quem faz isso cumpre todos os dez mandamentos.
vamos dar um exemplo: temos 10(dez laranjas). Se separo duas, uma representa:5(cinco); a outra representa as (cinco) restantes. Se degustar-mos as duas laranjas, e como se fossem as dez.
Quem não entende o relacionamento com o próximo e com o Criador, não entende os 10 mandamentos.
Dois, porque são dois níveis de relacionamento.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20
Quem não honra aos pais, pode estar amando ao próximo?
Quem tira a vida, (mata), de diversas formas, inclusive subtraindo recursos para que se tenha a vida, está amando ao próximo?
Quem adultera, está amando ao próximo?
Quem furta, está amando ao próximo?
Quem mente, está amando ao próximo?
Quem cobiça, está amando ao próximo? (neste aqui, que parece não afetar a ninguém, é bom lembrar que foi o mandamento transgredido no céu - o inimigo cobiçou o lugar de Deus)
Quem tem outro deus (por exemplo o dinheiro) em lugar do Deus Criador, está amando a Deus?
Quem adora imagens de seres que foram criados, ou mesmo que seja do Criador, a quem ninguém viu, transgredindo à ordem do Criador, está amando a Deus, sendo-lhe desobediente?
Quem não respeita o nome de Deus, pode dizer que o ama?
Quem não confia a sua vida nas providências, mas confia no seu trabalho, e diz que tem que trabalhar todos os dias, para que a vida possa ter o seu sustento, e até distorce este mandamento, dizendo que o dia que o Criador escolheu para ser lembrado e santificado, inclusive fazendo bem ao próximo, pode estar amando a Deus e ao próximo?
Certamente, não!
Cristo não alterou nem reduziu os mandamentos, apenas explicou as duas dimensões em que os mandamentos estão classificados.
Para quem não quer entender essas dimensões, não adianta citar ou explicar os 10.
Ademais, essa identificação "Lei de Moisés", é bom lembrar que não foi Moisés quem escreveu, mas Deus, escreveu, não apenas uma vez, mas duas vezes; portando, é a Lei de Deus, e não de Moisés.
Porque Jesus, que a paz esteja sobre ele, veio p/ refutar o conceito demiurgo, chefe dos arcontes que falaram a Moisés no Sinai, isto é, o Pai nunca falou no SInai.
Os saduceus deram poderes ilimitados a Moisés p/ que quando estiverem a lesar os gois nada possa ser dito ou feito contra eles.
.
12 Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado. 13 Porque não são os que ouvem ...Romanos 2.12
CRISTO E A IGREJA MUDOU OS 10 MANDAMENTOS ?
Não queiramo ser legalistas e maiores que Cristo.
Então Cristo mudou ? ao resumir os 10 mandamentos em Dois ?
Ama a Deus acima de tudo e de todos (incluindo dinheiro) e ao próximo como a si mesmo - Ele errou ?
A igreja usou esta forma resumida dos mandamentos de forma PEDAGÓGICA para decorar melhor, já que como está na bíblia é muito difícil decorar tudo.
Vc consegue ?...
Os Dez Mandamentos da Lei de Deus RESUMIDAMENTE são:
1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
3º Santificarás as festas.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
5º Não matarás.
6º Não cometerás ADULTÉRIO.
7º Não roubarás.
8º Não dirás falso testemunho.
9º Não pecar contra a CASTIDADE.
10º Não cobiçarás os bens alheios.
Simples assim.
“Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).
Curta agora nossa página no face book:
https://www.facebook.com/blogberaka
Porque foi preciso consertar a burrada que o pai dele fez quando escreveu com os proprios dedos as leis que deu a Moises,so pra se passar que nao é mutavel.
Quando Um Deus pede algo quem resume e entende tudo ?
Se fica quieto não faz muito melhor, o povo que sumiu com a sabedoria se tenta encaixar discretamente o segredo de Tostines pior iam permitir ?
Que a sugestão de José tão razoável convenceui o rei de que os assessores eram quem respondia depois, e o abusado quem colocavas dúvidas terríveis 7 anos e com 7 anos solucionado igual o sistema que manda pacote de ajuste em contrato que se não implanta ... português destruiria o mundo bem mais fácil.