Quando eu fizer uma sequência de AS a 6(seis) de mesmo nipe, eu posso completá-la com outro dois (coringa), formando assim uma canastra suja? Ou então, posso completá-la com o coringa do próprio baralho(coringão)? Sds
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Objetivo
O objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos, até atingir um número combinado entre os parceiros, que geralmente situa-se em três ou cinco mil pontos. Os pontos são os valores somados das cartas "baixadas" por cada dupla, e das "canastras" (seqüência de sete ou mais cartas de mesmo naipe), sendo que a canastra "limpa" (sem curingas) vale 200 pontos, a "suja" vale 100 pontos e os jogos que não chegaram a formar canastra valem apenas a soma dos pontos de suas cartas. Na canastra suja, o curinga pode ser de naipe diferente do restante das cartas.
Existem variantes, e muitos jogos permitem as canastras de Ás a Rei e de Ás a Ás.
Para chegar ao máximo de pontos são jogadas várias rodadas, sendo que em cada rodada os dois decks são embaralhados (misturados) e a cada rodada uma pessoa diferente dá as cartas (em seqüencia, no sentido horário). Sempre inicia o jogo quem está a esquerda do jogador que deu as cartas. Na próxima rodada, esta pessoa dará as cartas.
[editar] Como Jogar
As cartas devem ser embaralhadas por um dos jogadores. Então, o jogador à sua direita faz o corte. Em alguns jogos o corte exato - 22 cartas - vale cem pontos, e o corte a menor causa a perda cem pontos.
O dealer distribui onze cartas para cada jogador. O jogador que cortou separa dois conjuntos de onze cartas, chamados de "morto", que serão colocados à parte. Toda esta distribuição deve ser feita com as faces das cartas para baixo, para que ninguém veja quais cartas estão sendo distribuídas. A sobra das cartas distribuídas é colocada no centro da mesa, empilhada, com a face para baixo. Caso haja sobra após separar o morto, ela deve ir em cima do monte.
O jogador que primeiro recebeu as cartas, chamado de "mão", compra (puxa uma carta) do monte no centro da mesa. Por se tratar da primeira jogada, pode ou não ficar com ela, mas é obrigado a descartar apenas uma carta, sempre virada para cima. O próximo jogador pode comprar a carta descartada ou comprar apenas uma vez do monte.
Sempre que houver várias cartas no descarte, o comprador é obrigado a pegar todas, devendo em seguida descartar uma das cartas que tiver na mão, ou deixar na mesa uma das cartas compradas. Quando houver apenas uma carta no descarte, não é permitido comprá-la e, então, se desfazer dela mesma.
Se o jogador comprar do monte, pode descartar outra carta ou a mesma carta comprada. Cada jogador deve obedecer a sua vez de comprar e só pode faze-lo após o descarte do jogador anterior. Se for necessário baixar cartas, deve fazê-lo exclusivamente após a compra e antes do descarte.
Assim que as cartas de um dos jogadores acabar, seja por descarte ou por baixar jogos, ele deve pegar um dos mortos. Quando este mesmo jogador ou seu parceiro novamente estiverem sem cartas na mão, estarão "batidos", ou seja, encerram o jogo - mas só podem fazê-lo se tiverem ao menos uma canastra, que pode ser limpa ou suja, dependendo das regras acertadas.
Caso acabem as cartas do monte, e haja um ou dois mortos não utilizados, cada um a sua vez passa a ser o novo monte. Quando finalmente todas as cartas do monte acabarem, o jogo pode seguir indefinidamente, contanto que cada jogador, na sua vez, tenha interesse de comprar o descarte. Se não o quiser fazer, o jogo acaba sem ninguém bater.
Não é permitido aos parceiros combinar jogadas, seja às claras ou por meio de sinais.
[editar] Canastras
Considera-se "Canastra Limpa" um conjunto de sete cartas do mesmo naipe, em seqüência contínua, sem uso de curinga. Pode ter a carta 2 se esta estiver no seu lugar de costume (entre o Ás e o 3).
"Canastra Suja" é aquela que utiliza curingas, mesmo se contiver mais de 7 cartas em seqüencia, pois as cartas, uma vez colocadas (baixadas), não podem mais ser retiradas. O curinga, entretanto, pode ser movido à vontade, para substituir as cartas faltantes. A canastra suja pode ser "limpada", ou seja, o curinga é substituído pela carta correta e então colocado em seu lugar normal (entre o Ás e o 3); porém, isto só pode ocorrer se o curinga estiver em seu lugar antes de se colocar qualquer carta superior a 8. Portanto, se o 9 for colocado na seqüência de cartas, antes de o 2 estar em seu lugar, não há mais como limpá-la.
Ainda que não seja permitido formar canastras com dois curingas, é possível utilizar um curinga e um 2 na sua posição original (entre Ás e 3).
Considera-se "Canastra Real" um conjunto de 14 cartas de mesmo naipe na seguinte seqüencia: A,2,3,4,5,6,7,8,9,10,J,Q,K,A. Esta canastra pode valer quinhentos ou mil pontos. Existem também variações que aceitam a canastra real quando há falta de um dos dois ases.
[editar] Lavadeiras
Alguns jogos admitem a canastra chamada "lavadeira", onde se usam cartas iguais, de naipes variados. Por exemplo, na lavadeira de Ás, usam-se ao menos três ases de naipes variados.
Assim como as canastras seqüenciais, as lavadeiras também podem ser "sujas" ou "limpas".
Pode-se também admitir lavadeiras apenas de algumas cartas, tipicamente o Ás e o Três, ou mesmo não se admitir lavadeira alguma. Em alguns jogos, é permitido formar uma lavadeira de qualquer carta para bater.
[editar] Baixar
Para valer pontos, as cartas devem ser baixadas, isto é, colocadas sobre a mesa, com a face para cima, em grupos de ao menos três cartas seqüenciais, formando um "jogo". Após um jogo iniciado, pode-se então acrescentar mais cartas, de uma em uma ou mais. Se a sequência atingir sete cartas, torna-se uma canastra.
Podem-se usar curingas, para substituir as cartas que estiverem faltando, mas no máximo um curinga por canastra.
Em jogos de duplas, ambos os jogadores podem baixar jogos, os quais, uma vez baixados, podem ser complementados por qualquer um dos jogadores da dupla. É costume que todos os jogos baixados por uma dupla sejam dispostos sobre à mesa à frente de apenas um dos parceiros.
[editar] Pontos
Valor das cartas:
Cartas de 3 a 7: cinco pontos
Curingas e cartas de 8 ao Rei: dez pontos
Ás: quinze pontos
Valor das canastras:
Canastra suja: cem pontos
Canastra limpa: duzentos pontos
Canastra real: quinhentos ou mil pontos
Valor das jogadas:
Batida: cem pontos
Perder o morto: desconto de cem pontos (cem pontos negativos)
Opcionalmente
Corte exato: cem pontos
Corte a menor: desconto de cem pontos (cem pontos negativos)
[editar] Bater
Chama-se bater quando o jogador baixa todas as suas cartas, não ficando com nenhuma na mão. Neste processo ele pode descartar ou não. Nesse caso ele deve anunciar "Bati", e o jogo termina.
Entretanto, há dois bates para cada dupla. Na primeira vez, não é necessário ter canastras: o jogador simplesmente pega as onze cartas do "morto" que foram separadas no inicio e o jogo continua. Entretanto, se ele ou seu parceiro já pegaram o "morto" anteriormente, o jogo acaba, mesmo que haja outro morto ainda na mesa, pois cada dupla só pode pegar um "morto". Para bater da segunda vez, é preciso ter ao menos uma canastra - limpa ou suja, dependendo do jogo.
A dupla que não conseguir pegar o "morto" tem que pagar cem pontos. Já a batida vale cem pontos.
[editar] Contagem dos Pontos
Quando uma rodada acaba, os jogadores que terminaram com cartas na mão têm que "pagar" o valor dessas cartas com aquelas constantes dos jogos baixados. O valor das cartas do morto só será pago caso tenha sido utilizado - é comum um jogador pegar o morto, mas seu adversário bater antes de que possa usá-lo.
A contagem dos pontos é feita através da soma das canastras limpas e sujas - e reais, se for o caso. Soma-se também o valor da batida e subtrai-se o valor do morto que eventualmente não tenha sido usado.
Então, procede-se a contagem do valor das cartas, inclusive daquelas que formaram canastras. Caso a contagem termine em "5", arredonda-se para o valor imediatamente acima. (Por exemplo, após toda a contagem, 705 pontos são contabilizados como 710). É permitido, e não raro acontece, contabilizar pontuações finais negativas em uma rodada.
[editar] Estratégias
É preponderante no jogo de buraco que se acompanhem atentamente as compras realizadas pelos adversários e pelo próprio parceiro das cartas do descarte. Assim, é possível evitar que sejam entregues cartas que formariam jogos e dariam pontos ao outro time.
Em geral, além, obviamente, do descarte do 2, são evitados os descartes das cartas 7 e 8, dado seu papel central no jogo - é impossível formar canastras limpas sem ao menos uma delas.
Normalmente, principalmente no inicio do jogo, descartam-se o 3 e o 4, a não ser que estejam "encaixadas", no seu jogo ou no do adversário. Se tiver uma canastra completa e tiver 3 cartas para descer, em seguida a canastra, é preferivel descer estas cartas em separado, de forma a criar outra canastra. Isto permitirá aos dois jogos reaproveitarem cartas já existentes no outro.
Fique também atento ao número de cartas nas mãos dos adversários. Se um deles tiver poucas cartas na mão, depois de pegar o morto, ele pode bater a qualquer instante e você e seu parceiro pagarão todas as cartas que tiverem em mãos. Nesses casos, antes de comprar uma mesa cheia, conte os pontos que poderá descer e os que ficarão em sua mão, para ver se vale a pena.
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Pode, apenas se: Um dos coringas, for o 2 desse nipe, ou seja, usando ele no lugar adequando, entre o Ás e o 3, e o outro dois ou coringa pode ser quaisquer, colocando no lugar do 7, assim formando a canastra suja, como bem disse.
Cara, eu joguei muito tempo no MegaJogos* mas, tinha que pagar pelo passe (O passe livre vencia com o tempo ou horas jogadas) e instalar um programa deles, além do Java. Como, na minha opinião eu achava muito caro pagar os passaportes e, muita gente tinha a mesma opinião, resolveram criar no Gazzag** Jogos um jogo de buraco online. Por muito tempo ele foi Free, inclusive os rankings mas, como todo mundo quer ganhar dinheiro com alguma coisa... Hoje ele é pago. Vc pode jogar sem pagar, mas tem restrições.
Vou te passar as condições dos dois sites: MegaJogos e Gazzag.
MEGAJOGOS
1. Para jogar gratuitamente:
Vc se inscreve no site e ganha um passaporte de 20h. Acabando essas horas vc precisa comprar um Passaporte.
2. Para adquirir um passaporte:
-Passaporte Anual: 365 dias após validação. R$ 49,00
-Passaporte Semestral: 183 dias após validação. R$ 30,00
-Passaporte Trimestral: 92 dias após validação. R$ 18,00
-Passaporte Mensal: 31 dias após validação. R$ 9,00
-Passaporte de 100 horas: Após o consumo de 100 horas dentro das salas de jogos. R$ 15,00
3. Formas de pagamento:
Boleto bancário.
NOTA: É necessário a instalação de um script fornecido pelo site e ter Java instalado.
GAZZAG
1. Para jogar gratuitamente:
Após cadastrar-se, vc pode jogar nas salas gerais e não ranqueadas. No entanto, o número de mesas e de partidas que um usuário pode disputar nessas salas é limitado a 2 (duas) partidas por dia (zerado às 6:00 Horário Brasília), e suas partidas não contam para o ranking. Para jogar em qualquer sala quantas vezes quiser e ser ranqueado, é necessário ser um usuário VIP.
2. Para ser um usuário VIP vc tem os planos:
-1 dia de acesso, parcela única de R$ 2,99
-6 meses em 6 parcelas mensais de R$ 9,99
-3 meses em 3 parcelas mensais de R$ 14,99
-1 mês por R$ 19,99
3. Formas de Pagamento:
Cartão de Crédito.
NOTA: É necessário ter Flash Player instalado.
Esses são os dois que eu conheço, acredito que não tenha mais nenhum...
Lembrando que o Gazzag** é um site de relacionamentos, tipo Orkut e, vc precisa ser convidado para entrar na rede. Se quiser, eu te convido e vc já começa a jogar (Me mande uma mensagem por e-mail; Identifique-se e especifique o assunto)! ;)
Quanto a uma versão que se pode baixar e jogar eu ainda não fui atrás pois, eu acho mais emocionante a competição online.
se o curinga for do mesmo naipe pode ter dois, um age como 2 e outro como curinga...