Normalmente nas regras de torneios existe a especificação do ritmo de jogo a ser utilizado, normalmente 20 lances nos primeiros 40 minutos, e então mais 20 minutos de jogo.
Funciona assim: o relógio tem dois mostradores, um para cada jogador. O primeiro jogador faz seu lance e aciona o relógio. Quando ele faz isso, seu mostrador "pára", enquanto que o mostrador do adversário começa a contagem regressiva. Quando o segundo jogador faz seu lance, ele aciona o relógio, e seu mostrador, que estava regredindo o tempo, pára, enquanto que o primeiro jogador, com o mostrador parado, passa a regredir o tempo. Isso vai acontecendo alternadamente, e assim os tempos dos dois jogadores vão sendo contados.
6.3 Cada relógio tem uma ‘seta’. Imediatamente após a queda de uma seta, as exigências do Artigo 8.1 devem ser controladss.
6.4 O árbitro decide onde o relógio deve ser colocado.
6.5 Na hora marcada para o começo da partida, o relógio do jogador com as peças brancas deve ser iniciado. 6.6 O jogador perde a partida se chegar ao tabuleiro mais de uma hora depois do horário previsto para o inÃcio da partida (a menos que as regras da competição especifiquem ou o árbitro decida, de outro modo).
b)Um jogador deve parar seu relógio com a mesma mão com que executou seu lance. à proibido manter a mão sobre o botão ou pairar sobre ele.
c)Os jogadores devem manusear o relógio de xadrez apropriadamente. à proibido acioná-lo com muita força, levantá-lo ou derrubá-lo. O manuseio inapropriado do relógio deve ser penalizado de acordo com o Artigo 13.4.
6.9 à exceção de quando se aplicam os Artigos 5.1, 5.2 e 5.3, um jogador que não completar o número prescrito de lances em seu tempo, perderá a partida. No entanto, a partida está empatada, se a posição não permitir a execução do mate pelo adversário por qualquer seqüência de lances possÃveis (i.e. pelo mais absurdo contra-jogo).
6.11 Se ambas as setas tiverem caÃdo e for impossÃvel determinar qual caiu primeiro, a partida deve continuar.
6.12 a)Se um jogo precisar ser interrompido, o árbitro deve parar o relógio.
b)Um jogador pode parar os relógios para procurar a assistência do árbitro.
c)O árbitro deve decidir quando a partida será reiniciada.
6.13 Se uma irregularidade ocorrer e/ou as peças devam ser recolocadas numa posição anterior, o árbitro deve usar o melhor discernimento para determinar os tempos atribuÃdos nos relógios.
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serve para limitar o tempo de jogada dos jogadores, forçando os mesmos a pensarem rápido numa nova jogada!
serve para uma unica partida nao durar mais que 5 dias
O relógio de xadrez serve não só para determinar a duração total do jogo, mas também para estabelecer o ritmo de jogo.
Normalmente nas regras de torneios existe a especificação do ritmo de jogo a ser utilizado, normalmente 20 lances nos primeiros 40 minutos, e então mais 20 minutos de jogo.
O relógio, entretanto, não está só para estabelecer a duração do jogo ou o ritmo, ele também é um fator que o jogador deve levar em consideração, já que se a sua "flecha" (indicador de fim do tempo) cair, ele perde o jogo, não importando se sua posição no tabuleiro é vencedora ou não.
Olá Adriano.
O relógio de xadrez é um aparelho que serve para medir o tempo que cada um dos jogadores têm para completar a partida de xadrez. Este relógio tem contagem regressiva, ou seja, o tempo vai acabando, e se chegar ao fim, o jogador que esgotou seu tempo perde a partida, mesmo que esteja melhor no jogo.
Funciona assim: o relógio tem dois mostradores, um para cada jogador. O primeiro jogador faz seu lance e aciona o relógio. Quando ele faz isso, seu mostrador "pára", enquanto que o mostrador do adversário começa a contagem regressiva. Quando o segundo jogador faz seu lance, ele aciona o relógio, e seu mostrador, que estava regredindo o tempo, pára, enquanto que o primeiro jogador, com o mostrador parado, passa a regredir o tempo. Isso vai acontecendo alternadamente, e assim os tempos dos dois jogadores vão sendo contados.
6.1 ‘Relógio de xadrez’ designa um relógio com dois mostradores, conectados um ao outro de modo a funcionar um só de cada vez. ‘Relógio’ nas Leis do Xadrez designa um dos dois mostradores de tempo. ‘Queda de seta’ significa o término do tempo estipulado para um jogador.
6.2 Ao usar-se um relógio de xadrez, cada jogador deve completar um certo número ou todos os lances, num perÃodo determinado; ou pode receber uma quantidade adicional de tempo após cada lance. Isso deve ser especificado previamente. O tempo não gasto por um jogador durante um controle de tempo é adicionado ao controle seguinte, exceto no modo ‘tempo adicional’.
No modo ‘tempo adicional’ ambos jogadores recebem um ‘tempo principal’ pré-determinado. Eles também recebem um ‘tempo extra’, constante, para cada lance. A contagem regressiva do ‘tempo principal’ começa somente depois que se esgotar o ‘tempo extra’. Contanto o jogador pare seu relógio antes de esgotar-se o ‘tempo extra’, o ‘tempo principal’ não muda, sem considerar-se o ‘tempo extra’ usado.
6.3 Cada relógio tem uma ‘seta’. Imediatamente após a queda de uma seta, as exigências do Artigo 8.1 devem ser controladss.
6.4 O árbitro decide onde o relógio deve ser colocado.
6.5 Na hora marcada para o começo da partida, o relógio do jogador com as peças brancas deve ser iniciado. 6.6 O jogador perde a partida se chegar ao tabuleiro mais de uma hora depois do horário previsto para o inÃcio da partida (a menos que as regras da competição especifiquem ou o árbitro decida, de outro modo).
6.7 a)Durante a partida cada jogador, tendo feito a sua jogada, deve parar seu próprio relógio e iniciar o de seu adversário. A um jogador sempre deve ser permitido parar seu tempo. Seu lance não é considerado completo até que ele o tenha feito, a menos que o lance termine a partida (Veja os Artigos 5.1, 5.2 e 5.3).
O tempo entre executar o lance no tabuleiro e parar o próprio relógio e iniciar o do adversário, é considerado como parte do tempo destinado ao jogador.
b)Um jogador deve parar seu relógio com a mesma mão com que executou seu lance. à proibido manter a mão sobre o botão ou pairar sobre ele.
c)Os jogadores devem manusear o relógio de xadrez apropriadamente. à proibido acioná-lo com muita força, levantá-lo ou derrubá-lo. O manuseio inapropriado do relógio deve ser penalizado de acordo com o Artigo 13.4.
6.8 Uma seta é considerada caÃda, quando o árbitro observa o fato ou, quando um recurso procedente é interposto por um dos jogadores.
6.9 à exceção de quando se aplicam os Artigos 5.1, 5.2 e 5.3, um jogador que não completar o número prescrito de lances em seu tempo, perderá a partida. No entanto, a partida está empatada, se a posição não permitir a execução do mate pelo adversário por qualquer seqüência de lances possÃveis (i.e. pelo mais absurdo contra-jogo).
6.10 Cada indicação dada pelos relógios é considerada conclusiva na ausência de qualquer defeito evidente. Um relógio de xadrez com um defeito evidente deve ser substituÃdo. O árbitro deve usar o melhor discernimento ao determinar os tempos atribuÃdos no relógio substituto.
6.11 Se ambas as setas tiverem caÃdo e for impossÃvel determinar qual caiu primeiro, a partida deve continuar.
6.12 a)Se um jogo precisar ser interrompido, o árbitro deve parar o relógio.
b)Um jogador pode parar os relógios para procurar a assistência do árbitro.
c)O árbitro deve decidir quando a partida será reiniciada.
6.13 Se uma irregularidade ocorrer e/ou as peças devam ser recolocadas numa posição anterior, o árbitro deve usar o melhor discernimento para determinar os tempos atribuÃdos nos relógios.
6.14 Telas, monitores ou tabuleiros murais, mostrando a posição atual do tabuleiro, os lances e o número de lances feitos, e relógios que também mostrem o número de lances, são permitidos no salão de jogos. No entanto, o jogador não pode fazer nenhuma reclamação baseada em algo evidenciado dessa maneira.
serve para limitar o tempo de jogo de cada jogador ou serja cada jogador temque mover a peça o + rapido possivel quanto ao funciionamento é assim ele conta os segundo e quando um jogador aciona ele imediatamente começa a correr o tempo do seu oponente ok