Para começar, a profecia enfatiza a grandeza de Jeová: “Assim disse Jeová: ‘Os céus são o meu trono e a terra é o meu escabelo. Onde, então, está a casa que vós me podeis construir, e onde, então, é o lugar como lugar de descanso para mim?’ ” (Isaías 66:1) Alguns acham que o profeta estava desestimulando os judeus de reconstruírem o templo de Jeová, quando a nação voltasse para sua terra natal. Não; o próprio Jeová ordenaria a reconstrução do templo. (Esdras 1:1-6; Isaías 60:13; Ageu 1:7, 8) O que, então, significa esse texto?
Primeiro, vejamos por que a Terra é chamada de “escabelo” de Jeová. Não é um termo depreciativo. Entre todos os bilhões de corpos celestes no Universo, somente à Terra se dá esse nome especial. O nosso planeta permanecerá para sempre como ímpar, pois foi aqui que o Filho unigênito de Jeová pagou o resgate, e é aqui que Jeová vindicará a sua soberania, por meio do Reino messiânico. Como é apropriado que a Terra seja chamada de escabelo de Jeová! Um rei talvez usasse o escabelo para subir ao trono e depois para descansar os pés.
Naturalmente, um rei não residiria no escabelo, assim como Jeová não reside na Terra. Ora, até mesmo os vastos céus literais não o podem conter! Muito menos poderia um mero edifício na Terra acomodar Jeová, servindo-lhe literalmente de casa. (1 Reis 8:27) O trono de Jeová e seu “lugar de descanso” localizam-se no domínio espiritual, que é o sentido do termo “céus”, em Isaías 66:1. O versículo seguinte esclarece: “ ‘Todas estas coisas foram feitas pela minha própria mão, de modo que todas elas vieram a existir’, é a pronunciação de Jeová.” (Isaías 66:2a) Imagine Jeová, num gesto amplo, apontando para “todas estas coisas” — tudo no céu e na Terra. (Isaías 40:26; Revelação [Apocalipse] 10:6) Como Grandioso Criador do Universo, ele merece mais do que um mero edifício dedicado a ele. Merece mais do que uma adoração meramente pro forma.
Escabelo de Deus. Jeová retrata a si mesmo na sua posição soberana como sentado num trono celestial, tendo a terra como escabelo dos seus pés. (Is 66:1) Ele diz a Sião que embelezará o lugar do seu santuário, e acrescenta: “Eu glorificarei o próprio lugar dos meus pés.” — Is 60:13, 14;
A palavra hebraica sha·má·yim (sempre no plural), traduzida “céu(s)”, parece ter o sentido básico de algo alto ou elevado. (Sal 103:11; Pr 25:3; Is 55:9)
Assim disse Jeová: “Os céus são o meu trono e a terra é o meu escabelo. Onde, então, está a casa que vós me podeis construir, e onde, então, é o lugar como lugar de descanso para mim?”
Banquinho baixo destinado a servir de descanso ou apoio para os pés, quando a pessoa está sentada. A palavra hebraica kévesh só aparece uma vez nas Escrituras e é usada com referência ao escabelo de ouro do trono do Rei Salomão.
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A chave da adoração pura
Para começar, a profecia enfatiza a grandeza de Jeová: “Assim disse Jeová: ‘Os céus são o meu trono e a terra é o meu escabelo. Onde, então, está a casa que vós me podeis construir, e onde, então, é o lugar como lugar de descanso para mim?’ ” (Isaías 66:1) Alguns acham que o profeta estava desestimulando os judeus de reconstruírem o templo de Jeová, quando a nação voltasse para sua terra natal. Não; o próprio Jeová ordenaria a reconstrução do templo. (Esdras 1:1-6; Isaías 60:13; Ageu 1:7, 8) O que, então, significa esse texto?
Primeiro, vejamos por que a Terra é chamada de “escabelo” de Jeová. Não é um termo depreciativo. Entre todos os bilhões de corpos celestes no Universo, somente à Terra se dá esse nome especial. O nosso planeta permanecerá para sempre como ímpar, pois foi aqui que o Filho unigênito de Jeová pagou o resgate, e é aqui que Jeová vindicará a sua soberania, por meio do Reino messiânico. Como é apropriado que a Terra seja chamada de escabelo de Jeová! Um rei talvez usasse o escabelo para subir ao trono e depois para descansar os pés.
Naturalmente, um rei não residiria no escabelo, assim como Jeová não reside na Terra. Ora, até mesmo os vastos céus literais não o podem conter! Muito menos poderia um mero edifício na Terra acomodar Jeová, servindo-lhe literalmente de casa. (1 Reis 8:27) O trono de Jeová e seu “lugar de descanso” localizam-se no domínio espiritual, que é o sentido do termo “céus”, em Isaías 66:1. O versículo seguinte esclarece: “ ‘Todas estas coisas foram feitas pela minha própria mão, de modo que todas elas vieram a existir’, é a pronunciação de Jeová.” (Isaías 66:2a) Imagine Jeová, num gesto amplo, apontando para “todas estas coisas” — tudo no céu e na Terra. (Isaías 40:26; Revelação [Apocalipse] 10:6) Como Grandioso Criador do Universo, ele merece mais do que um mero edifício dedicado a ele. Merece mais do que uma adoração meramente pro forma.
Escabelo de Deus. Jeová retrata a si mesmo na sua posição soberana como sentado num trono celestial, tendo a terra como escabelo dos seus pés. (Is 66:1) Ele diz a Sião que embelezará o lugar do seu santuário, e acrescenta: “Eu glorificarei o próprio lugar dos meus pés.” — Is 60:13, 14;
A palavra hebraica sha·má·yim (sempre no plural), traduzida “céu(s)”, parece ter o sentido básico de algo alto ou elevado. (Sal 103:11; Pr 25:3; Is 55:9)
Assim disse Jeová: “Os céus são o meu trono e a terra é o meu escabelo. Onde, então, está a casa que vós me podeis construir, e onde, então, é o lugar como lugar de descanso para mim?”
(Isaías 66,1)
Eis o que diz o Senhor: o céu é meu trono, e a terra meu escabelo. Que casa poderíeis contruir-me, que lugar poderíeis indicar-me para moradia?
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/ESCABE...
terra
No sentido espiritual, lugar de se por os pés. Se refere à terra.
Escabelo, fica mais no sentido de capacho aos seus pes...
Banquinho baixo destinado a servir de descanso ou apoio para os pés, quando a pessoa está sentada. A palavra hebraica kévesh só aparece uma vez nas Escrituras e é usada com referência ao escabelo de ouro do trono do Rei Salomão.
terra,ex-cabelo,sem cabelo cai tudo por terra.
Peixe ao escabelo é gostoso.