O Palco Italiano é um palco retangular, em forma de caixa aberta na parte anterior, situada ao fundo e em plano acima da platéia, provido de moldura (boca de cena), de bastidores laterais, de bambolinas e de cortinas ou pano de boca e, não raro, de um espaço a frente, destinado à orquestra (poço). É o mais conhecido e utilizado dos
palcos modernos.
=>Abraçadeira: Peça de metal em vários modelos para fixação ou conexão de elementos e peças. Utilizados na amarração de varas e outros equipamentos cenográficos.
=>Alçapão: Abertura do chão do palco, dissimulada aos olhos dos espectadores, para encenar efeitos de aparição e desaparição de atores ou objetos cênicos.
=>Bambolina: Pano estreito que tapa o teto do palco, ocultando os refletores.
=>Bastidou ou coxia: Espaços de serviço e circulação não visíveis ao público, localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, determinando o movimento de cenografia e acesso de atores. As laterais com uma dimensão mínima da metade do palco e o fundo com espaço suficiente para passagem de atores.
Armação de cenário, feita de madeira e pano, por vezes representando um detalhe do ambiente, e que se coloca nas partes laterais do palco para estabelecer, em conjugação com as bambolinas, a âmbito que se quer dar ao espaço cênico.
=>Ciclorama: Cortina esticada, semelhante a uma tela, que se estende pelo fundo do palco com armação em forma de "U" aberto e que é colocada ao fundo do palco. Pode ser nas cores branco, pé****, cinza ou azul claro.
=>Cortina de boca: Cortina de boca de cena que caracteristicamente se movimenta nos sentidos laterais, fechando ou abrindo nas mudanças de atos, encerramentos ou aberturas das sessões.
=>Espaço Cênico: Espaço onde se dá a cena
=>Fosso de Orquestra: : Espaço que abriga conjuntos de músicos, não interferindo com o visual de público por estar no plano inferior ao nível do palco. Pode ser executado através de elevadores hidráulicos ou pisos removíveis (quartelada).
=>Linóleo: Tapete de borracha especial colocado como forração do piso do palco, com função de proteção e/ou acabamento; também utilizado para amortecer o impacto dos movimentos, sendo muito utilizado em espetáculos de dança.
=>Pano de fundo: Sinônimo de rotunda. Às vezes pode ser um outro pano, à frente da rotunda do palco.
=>Perna: Elemento que se caracteriza como limite lateral do palco. Tecido sem armação. O conjunto de pernas e bambolinas é parte da câmara negra.
=>Proscênio: À frente do palco; ante cena. Prolongamento no mesmo nível do palco projetado até o público que se adapta a diversas formas e dimensões.
=>Quartelada: Tampos de madeira que compõem o piso do palco.
=>Vara de cenário ou de luz: Barra de metal ou madeira, utilizada para se dependurar elementos cenográficos, equipamentos de luz e vestimentas de palco.
"Teatros tradicionais, de palco italiano, em que a caixa cênica é cercada pela platéia nas laterais e à frente, não permitem as mesmas ousadias dos espaços não-convencionais. “Em locais como o Galpão Cine Horto ou a Cia. Clara, você pode montar qualquer relação palco-platéia. São espaços cênicos e não teatros”, explica o arquiteto cênico e cenógrafo Raul Belém Machado. Felício Alves, cenotécnico e cenógrafo, completa que eles “são multiuso, com formato diferenciado de montagens e outras técnicas de encenação”. Seguindo esse conceito, Belo Horizonte ganhará um teatro no Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste da cidade. O projeto de construção de espaço multiuso na Rua Leonil Prata (trecho das ruas Tiés com Javá) foi pedido pela comunidade, via Orçamento Participativo (OP 2007/08). Aprovado e orçado pela Prefeitura de BH, agora só falta sair do papel. O projeto cenotécnico é de Raul Belém. ..."
Answers & Comments
Verified answer
O Palco Italiano é um palco retangular, em forma de caixa aberta na parte anterior, situada ao fundo e em plano acima da platéia, provido de moldura (boca de cena), de bastidores laterais, de bambolinas e de cortinas ou pano de boca e, não raro, de um espaço a frente, destinado à orquestra (poço). É o mais conhecido e utilizado dos
palcos modernos.
=>Abraçadeira: Peça de metal em vários modelos para fixação ou conexão de elementos e peças. Utilizados na amarração de varas e outros equipamentos cenográficos.
=>Alçapão: Abertura do chão do palco, dissimulada aos olhos dos espectadores, para encenar efeitos de aparição e desaparição de atores ou objetos cênicos.
=>Bambolina: Pano estreito que tapa o teto do palco, ocultando os refletores.
=>Bastidou ou coxia: Espaços de serviço e circulação não visíveis ao público, localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, determinando o movimento de cenografia e acesso de atores. As laterais com uma dimensão mínima da metade do palco e o fundo com espaço suficiente para passagem de atores.
Armação de cenário, feita de madeira e pano, por vezes representando um detalhe do ambiente, e que se coloca nas partes laterais do palco para estabelecer, em conjugação com as bambolinas, a âmbito que se quer dar ao espaço cênico.
=>Ciclorama: Cortina esticada, semelhante a uma tela, que se estende pelo fundo do palco com armação em forma de "U" aberto e que é colocada ao fundo do palco. Pode ser nas cores branco, pé****, cinza ou azul claro.
=>Cortina de boca: Cortina de boca de cena que caracteristicamente se movimenta nos sentidos laterais, fechando ou abrindo nas mudanças de atos, encerramentos ou aberturas das sessões.
=>Espaço Cênico: Espaço onde se dá a cena
=>Fosso de Orquestra: : Espaço que abriga conjuntos de músicos, não interferindo com o visual de público por estar no plano inferior ao nível do palco. Pode ser executado através de elevadores hidráulicos ou pisos removíveis (quartelada).
=>Linóleo: Tapete de borracha especial colocado como forração do piso do palco, com função de proteção e/ou acabamento; também utilizado para amortecer o impacto dos movimentos, sendo muito utilizado em espetáculos de dança.
=>Pano de fundo: Sinônimo de rotunda. Às vezes pode ser um outro pano, à frente da rotunda do palco.
=>Perna: Elemento que se caracteriza como limite lateral do palco. Tecido sem armação. O conjunto de pernas e bambolinas é parte da câmara negra.
=>Proscênio: À frente do palco; ante cena. Prolongamento no mesmo nível do palco projetado até o público que se adapta a diversas formas e dimensões.
=>Quartelada: Tampos de madeira que compõem o piso do palco.
=>Vara de cenário ou de luz: Barra de metal ou madeira, utilizada para se dependurar elementos cenográficos, equipamentos de luz e vestimentas de palco.
Pode ser algo assim:
"Teatros tradicionais, de palco italiano, em que a caixa cênica é cercada pela platéia nas laterais e à frente, não permitem as mesmas ousadias dos espaços não-convencionais. “Em locais como o Galpão Cine Horto ou a Cia. Clara, você pode montar qualquer relação palco-platéia. São espaços cênicos e não teatros”, explica o arquiteto cênico e cenógrafo Raul Belém Machado. Felício Alves, cenotécnico e cenógrafo, completa que eles “são multiuso, com formato diferenciado de montagens e outras técnicas de encenação”. Seguindo esse conceito, Belo Horizonte ganhará um teatro no Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste da cidade. O projeto de construção de espaço multiuso na Rua Leonil Prata (trecho das ruas Tiés com Javá) foi pedido pela comunidade, via Orçamento Participativo (OP 2007/08). Aprovado e orçado pela Prefeitura de BH, agora só falta sair do papel. O projeto cenotécnico é de Raul Belém. ..."
http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7...