Sendo em uma encruzilhada, provavelmente algum pedido para o povo cigano ou algum exu ou pomba-gira, mas pelo que sei não é nada de mal.
Algumas outras crenças, além das religiões da linha africana, tem o costume de oferecer comidas aos mortos recentes, principalmente da familia deles : exemplo os orientais e japoneses, que colocam poximo a sepultura do parente por determinado tempo certas comidas, para que o parente morto acostume-se aos poucos com sua nova condição de espirito liberto.Eles cultuam os antepassados também.
Acho uma pratica muio bonita que demonstra muito amor a quem partiu, continuar cuidando.
Trata-se de uma crendice onde as pessoas pagam antecipadamente ao Orixá, divindade africana das religiões afro-brasileiras, por alguma coisa que almejam receber.
Numa encruzilhada são deixadas as oferendas destinadas Exu e o povo que trabalha nesta linha, como se trata de frutas pode ter sido ofertada a alguma pombogira cigana, povo cigano em geral.
Essas oferendas são feitas em agradecimento a alguma coisa alcançada.
Não concordo muito com despachar as oferendas assim na rua.
Na minha casa as oferendas destinadas a exu ficam na tronqueira (casa de exu) alguns dias, depois disso separamos a louça, e despachamos só o conteudo em local apropriado.
Até onde eu sei, as antigas tribos africanas, assim como algumas tribos indígenas pré-colombianas, faziam oferendas aos deuses por uma melhor colheita, caça, chuva e etc.
Quando houve a inserção da mão-de-obra negra nas Américas, a cultura africana(que nesta época ainda não pode ser considerada africana. Eram nações de várias partes do referido continente)foi modificada pelos clérigos cristãos. A idéia de paganismo e cultos heréticos deu à sociedade da época, uma visão maléfica do culto afro. Aos poucos, a ideologia cristã foi se mesclando aos conceitos das diversas manifestações negras, e talvez tenha sido essa concepção cristã de “demônio” que tenha feito com que hoje em dia nas encruzilhadas de todo o país, se possa ver inutilmente “despachos” para fazer mal a outrem. Essa tentativa de afetar maleficamente a vida de alguém através desse tipo de manifestação, nada mais é do que a má interpretação de um culto antigo, que assim como os indígenas da América, ofertavam alimentos aos deuses para pedirem alguma benfeitoria para a tribo ou agradecer pelo nascimento do primogênito do líder da aldeia, por exemplo. Esse tipo de Prática não era restrita apenas aos indígenas. Os gregos, Egípcios, Fenícios, e Romanos, também ofertavam coisas aos deuses em troca de alguma benéfece ou apenas para comemoração de algumas festividades. É possível identificar em A república, de Platão, trechos onde é mencionado o sacrifício de cordeiros aos deuses em comemoração a visita de Sócrates a família de um velho sábio. Na Própria Bíblia é citado que Caim ofereceu parte de sua colheita a Deus, enquanto Abel sacrificou uma peça de seu rebanho, tendo o criador ficado contente com tal ato. Mas isso é simbólico, relaciona-se com a capacidade de demonstrações de fé através da entrega do bem maior do ser humano, a vida. Portanto, volto a dizer, essas manifestações modernas de oferendas, são nada mais do que má interpretação e falta de conhecimento sobre sua própria religião. E quer um conselho? Se algum dia vir num desses despachos dinheiro, pegue-o e gaste-o, ou no caso de galinhas mortas e coisas do tipo, chame a limpeza pública. Você estará fazendo uma boa coisa para o seu Município.
Obs: Não é intento criticar ou maldizer cultos umbandistas ou o próprio Candomblé, uma vez que estes são remanescentes afros com atuações diferentes das mencionadas acima. Muito pelo contrário, trouxas, que caem nesse conto, acabam sujando a imagem das manifestações culturais afro-brasileiras, que também são uma mescla de ideologias Cristãs, com cultos das antigas nações negras trazidas ao país como mão-de-obra servil, mas que empregam com outro foco suas demonstrações de fé.
Amarrar as pessoas, matar, fazer o mal, e essas coisas, mas é claro que alguns são de adoração e "retribuição" à algumas entidades, ou seja, nada para afetar outra pessoa, mas as pessoas deturparam tanto as religiões de matriz afro que sugiu essa porcaria de despacho, que no final só degrada a imagem de duas religiões sérias (Umbanda e Candomblé).
E é claro, a igreja protestante piora ainda mais a situação, por exemplo, na IURD os alienados fazer o mesmo tipo de "trabalho", e acabam degradando ainda mais as religiões que citei (Umbanda e Candomblé, que são religiões lindas por sinal.).
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Opa, eu não vi que era sobre frutas!
Aí eu não tenho certeza, deve ser de adoração às forças da natureza, no palco, os umbandistas para explicarem.
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Sendo em uma encruzilhada, provavelmente algum pedido para o povo cigano ou algum exu ou pomba-gira, mas pelo que sei não é nada de mal.
Algumas outras crenças, além das religiões da linha africana, tem o costume de oferecer comidas aos mortos recentes, principalmente da familia deles : exemplo os orientais e japoneses, que colocam poximo a sepultura do parente por determinado tempo certas comidas, para que o parente morto acostume-se aos poucos com sua nova condição de espirito liberto.Eles cultuam os antepassados também.
Acho uma pratica muio bonita que demonstra muito amor a quem partiu, continuar cuidando.
Espero haver esclarecido um pouco.
Trata-se de uma crendice onde as pessoas pagam antecipadamente ao Orixá, divindade africana das religiões afro-brasileiras, por alguma coisa que almejam receber.
Sei lá...
Acho que são para os ciganos ou para as crianças, mas não sei dizer porque!
A paz de Cristo!
Numa encruzilhada são deixadas as oferendas destinadas Exu e o povo que trabalha nesta linha, como se trata de frutas pode ter sido ofertada a alguma pombogira cigana, povo cigano em geral.
Essas oferendas são feitas em agradecimento a alguma coisa alcançada.
Não concordo muito com despachar as oferendas assim na rua.
Na minha casa as oferendas destinadas a exu ficam na tronqueira (casa de exu) alguns dias, depois disso separamos a louça, e despachamos só o conteudo em local apropriado.
Até onde eu sei, as antigas tribos africanas, assim como algumas tribos indígenas pré-colombianas, faziam oferendas aos deuses por uma melhor colheita, caça, chuva e etc.
Quando houve a inserção da mão-de-obra negra nas Américas, a cultura africana(que nesta época ainda não pode ser considerada africana. Eram nações de várias partes do referido continente)foi modificada pelos clérigos cristãos. A idéia de paganismo e cultos heréticos deu à sociedade da época, uma visão maléfica do culto afro. Aos poucos, a ideologia cristã foi se mesclando aos conceitos das diversas manifestações negras, e talvez tenha sido essa concepção cristã de “demônio” que tenha feito com que hoje em dia nas encruzilhadas de todo o país, se possa ver inutilmente “despachos” para fazer mal a outrem. Essa tentativa de afetar maleficamente a vida de alguém através desse tipo de manifestação, nada mais é do que a má interpretação de um culto antigo, que assim como os indígenas da América, ofertavam alimentos aos deuses para pedirem alguma benfeitoria para a tribo ou agradecer pelo nascimento do primogênito do líder da aldeia, por exemplo. Esse tipo de Prática não era restrita apenas aos indígenas. Os gregos, Egípcios, Fenícios, e Romanos, também ofertavam coisas aos deuses em troca de alguma benéfece ou apenas para comemoração de algumas festividades. É possível identificar em A república, de Platão, trechos onde é mencionado o sacrifício de cordeiros aos deuses em comemoração a visita de Sócrates a família de um velho sábio. Na Própria Bíblia é citado que Caim ofereceu parte de sua colheita a Deus, enquanto Abel sacrificou uma peça de seu rebanho, tendo o criador ficado contente com tal ato. Mas isso é simbólico, relaciona-se com a capacidade de demonstrações de fé através da entrega do bem maior do ser humano, a vida. Portanto, volto a dizer, essas manifestações modernas de oferendas, são nada mais do que má interpretação e falta de conhecimento sobre sua própria religião. E quer um conselho? Se algum dia vir num desses despachos dinheiro, pegue-o e gaste-o, ou no caso de galinhas mortas e coisas do tipo, chame a limpeza pública. Você estará fazendo uma boa coisa para o seu Município.
Obs: Não é intento criticar ou maldizer cultos umbandistas ou o próprio Candomblé, uma vez que estes são remanescentes afros com atuações diferentes das mencionadas acima. Muito pelo contrário, trouxas, que caem nesse conto, acabam sujando a imagem das manifestações culturais afro-brasileiras, que também são uma mescla de ideologias Cristãs, com cultos das antigas nações negras trazidas ao país como mão-de-obra servil, mas que empregam com outro foco suas demonstrações de fé.
que a carga despencou e o caminhoneiro não viu e não limpou.
A palavra despacho é considerado uma oferta aos espiritos não se considera trabalho para uma devida finalidade.
Provavelmente pode ser para o povo cigano, ou por exemplo pombo gira cigana como um ato de agradecimento ou um simples pedido.
Saravá Umbanda
Amarrar as pessoas, matar, fazer o mal, e essas coisas, mas é claro que alguns são de adoração e "retribuição" à algumas entidades, ou seja, nada para afetar outra pessoa, mas as pessoas deturparam tanto as religiões de matriz afro que sugiu essa porcaria de despacho, que no final só degrada a imagem de duas religiões sérias (Umbanda e Candomblé).
E é claro, a igreja protestante piora ainda mais a situação, por exemplo, na IURD os alienados fazer o mesmo tipo de "trabalho", e acabam degradando ainda mais as religiões que citei (Umbanda e Candomblé, que são religiões lindas por sinal.).
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Opa, eu não vi que era sobre frutas!
Aí eu não tenho certeza, deve ser de adoração às forças da natureza, no palco, os umbandistas para explicarem.
Frutas são saldáveis dai até o diabo gosta e o principal faz bem pra digestão e o corpo.